CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Trienal de Arquitectura abre quarta-feira

2 de outubro de 2016

A quarta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa começa na quarta-feira, feriado de 5 de Outubro, com inaugurações de exposições, debates, apresentações de livros e outras actividades abertas ao público.

Nesta semana de abertura da Trienal de Lisboa — com o tema "A Forma da Forma" —, que decorre até 11 de Dezembro - estarão em foco aspectos da arquitectura contemporânea, da autoria à construção, da cidade à logística.

O evento dedicado à arquitectura vai inaugurar quatro exposições: "A Forma da Forma”, no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), "Obra", na Fundação Calouste Gulbenkian, "O Mundo nos Nossos Olhos", na Garagem Sul do Centro Cultural Belém (CCB), e "Sines: Logística à Beira-Mar", na sede da Trienal de Lisboa.

A exposição principal, "A Forma da forma", no MAAT, tem curadoria de Diogo Seixas Lopes - falecido no início deste ano - e um projecto expositivo dos arquitectos Nuno Brandão Costa (Portugal), Kersten Geers (Bélgica) e Mark Lee (EUA), a exposição "Obra", na Gulbenkian, terá curadoria de André Tavares e projecto expositivo de Sami Arquitectos (Portugal) e "O Mundo nos nossos olhos", no (CCB), terá curadoria da FIG Projects (Canadá) e projecto expositivo da Barão - Hutter (Suíça).

 

Sete programas satélites

 

Através das exposições, a Trienal pretende explorar a natureza da forma arquitectónica ("A Forma da forma"), apresentar estudos de casos do passado e contemporâneos ("A Obra") e os processos de urbanização ("O Mundo nos nossos olhos").

Na programação estão também previstos sete programas satélite com o objectivo de expandir o campo do debate no território, com outras exposições e eventos que visam reconsiderar a dimensão geográfica de Lisboa e da sua paisagem, da Trafaria à Amadora, passando pelos Paços do Concelho da cidade.

Paralelamente, há um conjunto de doze projectos independentes com actividades para explorar várias dimensões da cidade, "da sua arquitectura e da sua relevância para a cultura arquitectónica contemporânea", segundo a Trienal.

Um dos projetos associados consiste num conjunto de visitas-guiadas gratuitas na Área Metropolitana de Lisboa, a primeira dessas visitas no dia 8 de Outubro, pela zona do Parque das Nações-Moscavide-Olivais Norte.

As actividades, segundo a Trienal, são dirigidas a pessoas de todas as idades e contam com a colaboração de vários especialistas na área da arquitetura, arte, literatura e ensino.

Lusa/DI