CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Prémio Europeu de Espaço Público Urbano: “Arquipélago” finalista

11 de julho de 2016

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas localizado na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores, é um dos 25 finalistas do Prémio Europeu de Espaço Público Urbano 2016.  Recentemente o projecto do arquitecto João Mendes Ribeiro e da Menos é Mais Arquitectos Associados havia sido já galardoado  com o Prémio Fad de Arquitectura, considerado a mais importante distinção de arquitectura em toda a Península Ibérica.

O Prémio Europeu de Espaço Público Urbano é organizado de dois em dois anos pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) sendo esta a sua 9ª edição. Foram 25 as intervenções eleitas como as melhores realizadas em espaços públicos das cidades europeias entre os anos 2014 e 2015.

Em relação ao projecto açoriano, o júri caracteriza-o desta maneira: “Os restos abandonados de uma fábrica do séc. XIX da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, convertem-se num centro de arte contemporâneo que constitui um espaço de intercâmbio e de interacção para as pessoas, o conhecimento e as tendências emergentes”.

Conforma noticia hoje a publicação Archdaily Brasil, o prémio, que recebeu este 276 inscrições provenientes de 33 países, "reconhece a criação, recuperação e melhoria dos espaços públicos, compreendendo o seu estado como um claro indicador da saúde democrática de nossas cidades”, explicou a organização do prémio.

O júri internacional da 9.ª edição do Prémio Europeu de Espaço Público Urbano 2016 foi presidido pelo arquitecto Enric Batlle, representando o CCCB, integrando vários directores de museus, críticos de arquitectura, historiadores, arquitectos e directores de instituições e fundações europeias ligadas à arquitectura.

As 25 obras finalistas farão parte de uma exposição itinerante que, durante dois anos, deambulará por várias cidades europeias.