CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os 5 finalistas ao Prémio de Arquitectura Mies Van der Rohe 2017

16 de fevereiro de 2017

O júri do Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia – Prémio Mies Van der Rohe 2017 anunciou ontem, em Barcelona, na sede da prestigiada fundação, os 5 finalistas candidatos ao prémio de 2017.

Recorde-se, tal como o DI noticiou, o júri escolheu estes 5 finalistas de uma lista alargada de 40 projectos onde constavam 4 realizados em Portugal: a Casa em Oeiras, o MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, a sede da EDP e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Os cinco finalistas são:

  • “Flat Kleiburg”, em Amsterdão, dos ateliers holandeses NL Architects e XVW architectuur;

 

  • “Ely Court”, em Londres, da autoria de Alison Brooks Architects;

 

  • “Kannikegården”, em Ribe, na Dinamarca, do atelier dinamarquês Lundgaard&Tranberg Architects;

 

  • “Katyn Museum”, em Varsóvia, do atelier polaco BBGK Architekci

 

  • “Rivesaltes Memorial Museum”, nos Pirinéus franceses da autoria do arquitecto francês de origem argelina, Rudy Ricciotti.

 

O júri irá em Abril visitar as obras; o projecto vencedor e o atelier que o concebeu serão anunciados em Bruxelas no próximo dia 16 de Maio e a cerimónia de entrega do prémio ocorrerá dez dias depois no Pabellón Mies van der Rohe de Barcelona.

Fundada em 1987 pela União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Fundació Mies van der Rohe - Barcelona, o prémio de 60.000 € é um dos mais prestigiados e importantes da arquitectura europeia. O prémio é atribuído bienalmente a obras que foram concluídas nos últimos dois anos.