CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Fotografia com Arte

 

 

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIA com ARTE: Palácio de Pilatos, em Sevilha

6 de novembro de 2017

A "Casa de Pilatos", residência dos Duques de Medinaceli e Alcalá, sumptuoso complexo palaciano foi levantado por D. Fadrique Enríquez de Ribera ao regressar da sua viagem a Jerusalém em 1519. Entre os numerosos elementos construtivos que foram importados desde Génova, destaque para a portaria de entrada, as colunas e o chafariz do pátio principal. Neste pátio, conserva-se uma colecção de vinte e quatro bustos de imperadores romanos, aos quais temos de acrescentar os de Carlos V e Cícero. Os magníficos revestimentos azulejares são obra dos irmãos Polido, entre 1535 e 1538.

Uma simbiose entre o islão e o cristianismo. Balaustradas góticas, os muros ornamentados com gessos mudéjares e caligrafías árabes, explicam em silêncio momentos da história. Era o Outono da Idade Media sevilhana e no horizonte o Renascimento.

No magnífico pátio principal da casa, com colunas de mármore adquiridas em Génova que hoje assemelham os arcos peraltos de flores.

Depois de 1939, Victoria Eugenia Fernández de Córdoba, XVIII Duquesa de Medinaceli, converteu este Palácio em sua residência habitual e empreendeu um complexo programa de restaurações, que continua com o filho Ignacio de Medina e Fernández de Córdoba, actual Duque de Segorbe, que ostenta a Presidência do Patrício da Fundação Casa Ducal de Medinaceli, criada em 1978 para preservar um extenso património entre cujos bens se encontra a Casa de Pilatos. Lawrence de Arabia foi rodado aqui.

Texto e fotografias: Jorge Maio