CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Edge Design Project o novo laboratório criativo

2 de março de 2015

Edge Design Project é a mais recente iniciativa do The Edge Group, desta vez em parceria com o artista português Nuno Vasa. O The Edge Group, holding de investimentos liderada por José Luís Pinto Basto (CEO), aposta neste laboratório criativo de design e produção de produto, que tem por objectivo apoiar e divulgar o trabalho de designers a nível nacional e internacional. A primeira fase deste projecto pressupõe um investimento de 250 mil euros.

O D-Edge, uma das componentes do projecto, arranca no segundo semestre de 2014: o concurso nasce para seleccionar os artistas que vão integrar o primeiro catálogo da empresa, num concurso que será promovido duas vezes por ano. Este é um dos dois pilares de negócio do Edge Design Project e pretende apoiar designers já com protótipos ou com vontade de criar projectos exclusivos. O outro pilar desta iniciativa do The Edge Group permite aos designers associarem-se à empresa e conceber peças únicas, apenas por encomenda, para espaços e clientes específicos.

José Luís Pinto Basto acredita na importância de continuar a seguir a estratégia do The Edge Group no desenvolvimento e criação de valor para a sociedade: "É mais um projecto inovador, com o objectivo de divulgar e comercializar peças originais de designers portugueses e apoiar novos talentos. Sentimos que faz sentido apostar num projecto que apoie os artistas, libertando-os da parte processual, deixando-os mais disponíveis para criar."

O Edge Design Project pretende dar visibilidade ao design português, facilitando o acesso a concursos internacionais e disponibilizando ainda uma rede previamente estabelecida de lojas ou revendedores de design. 'Exclusividade' é a palavra-chave do Edge Design Project, que se assume como uma iniciativa tailor made. O primeiro projecto desta empresa é um conjunto de 12 conversadeiras que Nuno Vasa criou por encomenda para o LEAP, centro de empreendedorismo do Espaço Amoreiras.

O director criativo do Edge Design Project, Nuno Vasa, explica que "Elbow é, por si só, uma 'conversadeira', e a sua multiplicação estabelece um diálogo com os espaços. De fácil mutação, faz com que tenha um poder de encaixe incrível". A peça acaba de ser seleccionada para os Prémios POPs - Projectos Originais Portugueses -, uma iniciativa de Serralves que pretende descobrir e a divulgar projectos nacionais de design em áreas como a joalharia ou o mobiliário.

"Este é um projecto diferenciador pelas suas características únicas e, por isso, a parceria com oThe Edge Group foi um caminho natural. A escolha do Elbow para os finalistas dos prémios POPs da Fundação Serralves vem demonstrar as potencialidades para iniciativas como o Edge Design Project na sociedade portuguesa", explica Nuno Vasa.

Esta é a 6ª edição dos POPs e os projectos seleccionados - entre os quais está a Elbow de Nuno Vasa - podem ser vistos na sala multiusos do Museu de Serralves de 3 a 13 de Julho. A peça vai estar disponível para compra em alguns espaços, o primeiro dos quais será a Loja de Serralves (on-site, off-site e on-line).