CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Catalunha: Eduardo Souto Moura distinguido

17 de junho de 2017

O projecto de reabilitação do Convento das Bernardas, em Tavira, do arquitecto Eduardo Souto de Moura (2009-2012), foi distinguido com o Prémio Europeu de Intervenção em Património Arquitectónico 2017, uma iniciativa conjunta da Associação de Arquitectos para a Defesa e Intervenção no Património Arquitectónico (AADIPA) e do Colégio Oficial de Arquitectos da Catalunha. A transformação do antigo Convento das Bernardas, em Tavira, em complexo residencial e turístico com mais de 8 mil metros quadrados, teve a assinatura do arquitecto português e foi promovido pelo Grupo Entreposto.

O projecto Convento das Bernardas disputou o prémio com outros quatro projectos da reabilitação na vertente Construção, três dos quais eram espanhóis e um dinamarquês.

A AADIPA distinguiu o outro projecto português que estava na shortlist de 18 candidaturas das cerca de duas centenas apresentadas a esta terceira edição do prémio. Trata-se da Escola Superior Galécia, em Vila Nova de Cerveira, que viu o seu projecto Versus – Lições do Património Vernacular à Arquitectura Sustentável, um curso coordenado por Mariana Correia, premiado na categoria Divulgação (que incluía três outros finalistas, todos espanhóis).

O Prémio Europeu de Intervenção em Património Arquitectónico tem periodicidade bienal fortificações de Almeida e Cidade Rodrigo.

 

Fotografias de Luís Ferreira Alves