CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Arquitectura do Douro em exposição no Metro de Lisboa

31 de julho de 2019

A CCDR-N e o Metropolitano de Lisboa vão inaugurar, esta quinta-feira, dia 1 de Agosto, na estação Baixa-Chiado, a exposição “Prémio Arquitectura do Douro”, numa retrospectiva dedicada aos cinco vencedores do prémio, anuncia a organização.

O Centro de Alto Rendimento do Pocinho, o Museu do Côa e a Adega da Quinta da Touriga, situados em Vila Nova de Foz Côa, o Armazém da Quinta do Portal, em Sabrosa, e o Museu da Vila Velha, em Vila Real, são os edifícios que estarão destacados na mostra.

 

Edição 2016/2017 - 10 Anos

Vencedor Centro de Alto Rendimento do Pocinho, arquitecto Álvaro Fernandes Andrade

Edição 2013/2014

Vencedor Museu do Côa, da autoria dos arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel

Edição 2010/2011

Vencedor Armazém da Quinta do Portal, em Sabrosa, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira

Edição 2008

Vencedor Museu da Vila Velha, em Vila Real, da autoria do arquitecto António Belém Lima

Edição 2006

Vencedor Adega da Quinta da Touriga, Foz Côa, da autoria do Arquitecto António Leitão Barbosa

 

Abertas candidaturas ao Prémio 2019

Promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a exposição decorre durante o período de submissão de candidaturas da nova edição do Prémio Arquitectura do Douro.

No concurso, previsto até ao dia 30 de Setembro, podem participar “intervenções de construção, conservação e reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público”.

A iniciativa visa “distinguir boas práticas do exercício da arquitectura realizadas na região (do Douro) após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO”, em Dezembro de 2001, segundo a página oficial do evento.

A exposição na estação de metro Baixa-Chiado, patente até ao final do mês de Agosto, é uma parceria da CCDR-N com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Direcção Regional da Cultura do Norte.