Arquitecto português Paulo Moreira finalista nos RIBA President's Award for Research
O arquitecto Paulo Moreira é o único português na lista dos finalistas do RIBA President's Award for Research, estando na shortlist da categoria "Cities & Community", com o trabalho de doutoramento, 'Investigando o Conflito Urbano e a Reciprocidade Entre a Chicala e Luanda, Angola'.
Na categoria "Cities & Community", sé existem três nomeados, entre os quais o trabalho do arquitecto português.
O O President's Award for Research celebra as melhores pesquisas nas áreas de arquitectura e ambiente construído.
Paulo Moreira integrou o programa de doutorado da Cass School of Architecture em Fevereiro de 2010 na London Metropolitan University. Actualmente é arquitecto e professor no Porto e Lisboa, Portugal.
O trabalho de doutoramento finalista do reconhecido prémio internacional centra-se numa investigação sobre a relação recíproca entre a cidade de Luanda e um dos seus bairros informais mais centrais, a Chicala. O estudo situa a Chicala entre os conflitos que surgiram durante o seu processo de densificação urbana e gestão sócio-política, e no contexto de uma longa história de formação natural. A situação geográfica da Chicala, juntamente com a sua integridade e desenvolvimento específicos, tornaram o bairro vulnerável a invasões coloniais e, mais recentemente, ao urbanismo agressivo de planos de grande escala.
A divulgação dos vencedores decorre esta noite em Londres.