CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Armazéns do Chiado reduziram 7% dos seus gastos energéticos face aos valores de 2019

18 de julho de 2023

Nas mais recentes obras de reabilitação, e sem alteração da fachada dos Armazéns do Chiado, uma vez que é considerado património da cidade, foi possível proceder à substituição da iluminação por LED, por forma a uma substancial redução de energia. Assim, no que diz respeito à poupança neste sector, os Armazéns do Chiado reduziram 7% dos seus gastos energéticos, face aos valores de 2019 (ano referencia pré-covid e com o centro em pleno funcionamento).

Para Ricardo Esteves, Diretor do centro, “este caminho ecológico que o centro vai percorrendo é apenas um pequeno passo em direção a um fim maior. Deparamo-nos sempre com limitações diferentes de um centro comercial “moderno”, pois estamos perante um edifício que preenche requisitos especiais e precisa de cuidados muito diversificados. O nosso desafio está em manter a sua traça única, tornando-o cada vez mais sustentável no dia-a-dia. No caso, por exemplo, da poupança de água, as alterações de torneiras já nos permitiram uma redução de 77% deste recurso. Aos poucos vamos encontrando operações que nos permitem cumprir estas metas”.

A Multi Portugal, empresa gestora dos Armazéns do Chiado, foi a primeira empresa do sector a aplicar na gestão diária dos seus activos o Sistema de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, onde também se insere a gestão ambiental. Para além disso, teve sob sua gestão o primeiro centro comercial da Europa e o segundo do Mundo a serem certificados com a ISO14001, uma norma que possibilita que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis nos seus produtos e serviços, e o único em Portugal a obter o registo EMAS, um mecanismo voluntário desenvolvido pela Comissão Europeia que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações. Em junho de 2023, a Multi Portugal orgulha-se também de integrar o conjunto de centros comerciais que, desafiados pela APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assinaram um pacto para a sustentabilidade, composto por três pilares fundamentais – sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e comprometimento com a economia e com a ética – e que incorpora o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspetos das operações dos centros comerciais.

Além disso, no último Corporate Social Responsability Report (CSR) a Multi Portugal assumiu alguns compromissos com os United Nations Sustainable Development Goals (UNSDG), entre os quais, o SDG13 onde se compromete a tomar medidas, sempre que necessário, para combater as alterações climáticas e a estabelecer objectivos de redução de carbono no decorrer de todas as suas operações.