CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

Seixal: Parque Metropolitano da Biodiversidade de 400 hectares já arrancou

26 de maio de 2021

As obras de modelação e arborização do futuro Parque Metropolitano da Biodiversidade já arrancaramno passado dia 13 de Maio, em sete dos seus futuros 400 hectares. O prazo de execução é de 270 dias, estando prevista a sua conclusão no início de Fevereiro de 2022.

O valor desta primeira empreitadas ascende a cerca de 627 mil euros.Segundo o presidente da autraquia do Seixal, Joaquim Santos (CDU), “o Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela, freguesia de Corroios, pela sua dimensão e localização, assumirá um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, estendendo-se nesta 1.ª fase por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto”.

E acrescentou: "esta 1.ª fase marca o início de um grandioso parque urbano para a população do concelho do Seixal, mas também da Área Metropolitana de Lisboa".

 

Um pulmão verde para o concelho e para a área metropolitana

O parque contemplará percursos pedonais e de bicicleta e fará ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal. No local haverá também uma zona de estadia com bancos e mesas e um Espaço de Interpretação e Educação Ambiental, com uma área multiusos que dará apoio aos utentes do parque. Será também criado um pequeno charco biológico que permitirá a visualização de anfíbios em acções de educação ambiental. Todo o parque será acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Apenas será permitida a mobilidade a pé ou em bicicleta estando proibido o trânsito a qualquer veículo a conbustão, salvo em caso de emergência. A valorização destas áreas e a sua protecção é o objetivo principal deste parque, através da requalificação e recuperação da vegetação existente e potenciando a regeneração natural.