CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Passeio Marítimo de Oeiras finalista dos Green Project Awards

5 de janeiro de 2018

Oeiras está entre os Finalistas do Green Project Awards 2017, na Categoria Cidades e Mobilidade Sustentáveis, com o projecto Passeio Marítimo – troço Forte de S. Bruno / Cruz-Quebrada.

Trata-se do troço do Passeio Marítimo mais recentemente concluído pela Câmara Municipal de Oeiras, que faz a ligação da Baía dos Golfinho, em Caxias, à praia da Cruz Quebrada.

Com este troço, a autarquia concluiu mais 2 quilómetros de extensão de Passeio Marítimo, de um total de 8 km executados, o que faz com que apenas faltam 2Km para ligar Lisboa a Cascais.

 “A sua abertura ao público – refere o município em comunicado - veio ainda facilitar e qualificar o acesso à praia e dinamizar a praça do forte de São Bruno, para além de aumentar a rede ciclável e estimular a mobilidade suave, criando condições para a prática de actividade física e desportiva que permitam um estilo de vida saudável”.

O novo troço tem características diferentes dos anteriores, já que tem uma largura mínima de 7,50 m, sendo 2,5 m destinados a ciclovia e os restantes 5,0 m a circulação pedonal.

Inaugurado em Janeiro de 2017, este troço do Passeio Marítimo de Oeiras teve um custo de obra que ascendeu os 2,7 milhões de euros.

Na categoria “Cidades e Mobilidade Sustentáveis”, o projecto de Oeiras concorre com outros quatro finalistas: o Parque Urbano do Neudel (Câmara Municipal da Amadora); Smart Kiosk in Motion (Casas em Movimento); Citibrain Smart Air Quality na cidade do Porto (Citibrain) e MUSCLE – EcoSmart Urban System for a NETZero Living (Solar Trap – architecture.

O Green Project Awards (GPA) é uma iniciativa nacional da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e da Quercus ANCN, que reconhece as “boas práticas em projectos que promovam o desenvolvimento sustentável”. Os Prémios foram criados há já 10 anos. Desde 2008, a iniciativa já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projectos, “mobilizando a sociedade civil e as empresas em torno da agenda da sustentabilidade”.

Distribuídos por dez categorias, os projectos finalistas do Green Project Awards 2017 distinguiram-se pela inovação dos seus projetos e pela promoção de boas práticas ambientais

 Os vencedores serão anunciados na Conferência "Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade" que realiza no dia 12 de Janeiro, entre as 9H00 e as 13H00, na Alfândega do Porto

Veja todos os finalistas AQUI