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Sustentabilidade

 

Mais de 25 mil visitas no primeiro mês do 'Poupa Energia'

19 de dezembro de 2017

O portal 'Poupa Energia', no seu primeiro mês de funcionamento, foi visitado por cerca de 25.000 utilizadores que realizaram mais de 33.000 simulações num total de mais de 85.000 visualizações.

Do total de simulações, 69% foram realizadas com o simulador simples e 31% com o simulador avançado, sendo que 70% do tráfego teve origem em computador e 30% em telemóveis e tablets. Estão neste momento carregados no portal cerca de 220 tarifários e registados 22 comercializadores, estando previsto antes do final do ano a disponibilização do simulador para Pequenas e Médias Empresas e o acesso via cartão do cidadão.

O portal é gerido pela ADENE- Agência para a Energia, está acessível desde 14 de Novembro aos consumidores de gás e eletricidade, facultando-lhes toda a informação disponível sobre as ofertas dos comercializadores de electricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o que permite agora a cada consumidor proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.

Esta plataforma, acessível através do endereço poupaenergia.pt, passou a permitir ao consumidor, através de uma ou mais simulações, verificar com maior exatidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente, os tarifários e respetivos comercializadores mais adequados ao seu caso concreto. Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal “Poupa Energia” disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética, possibilidade de pesquisa de perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas, facultando também informação sobre a Tarifa Social.

"Esta plataforma pretende informar e formar o consumidor de energia, dotando-o do máximo conhecimento sobre os mais variados aspetos do mercado energético liberalizado, de forma a possibilitar as melhores opções na defesa do interesse de cada um", explica João Paulo Girbal, presidente da ADENE, concluindo que o objectivo primeiro desta ferramenta digital é aportar mais transparência e eficiência ao mercado da energia.