CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Aquila Capital inaugura primeira central fotovoltaica em Almería

28 de outubro de 2021

 A Aquila Capital, empresa de investimento e desenvolvimento de activos especializada em gerar e gerir activos essenciais, inaugurou o "La Cabrita", um projeto de 50 MW e uma produção anual de 87 GWh, que se torna a primeira central solar fotovoltaica da empresa em operação em Espanha, localizada em Almería.

No evento de apresentação, celebrado esta manhã em Tabernas, esteve presente o Presidente da Câmara, José Díaz Ibáñez, representantes dos agentes envolvidos no projecto, empresas colaboradoras e responsáveis pelo projecto da Aquila Capital.

Durante a apresentação, como parte do seu compromisso local, a Aquila Capital e o Presidente da Câmara Municipal Tabernas, José Díaz Ibáñez, assinaram um acordo de colaboração através do qual a empresa participará na segunda fase do projecto de intervenção arqueológica dos trabalhos de recuperação da Fortaleza Hispano-Muçulmana de Tabernas, declarado Bem de Interesse Cultural e insígnia do município. O projecto tem como principal finalidade procurar a conexão e ligação entre o castelo e a paisagem cultural à qual pertence, com o fim de potenciar o seu uso cultural, institucional e turístico. Assim, a Aquila Capital quis demonstrar a sua intenção de colaborar com o município para futuros projetos que impulsionem o desenvolvimento socioeconómico da região.

Nas palavras de José Díaz Ibáñez, Presidente da Câmara de Tabernas: "Nos próximos anos, esta região tornar-se-á líder na produção de energia renovável. Neste sentido, o empenho das empresas na criação de emprego local, no ambiente, no património e na formação é vital. O investimento que a Aquila Capital está a fazer nesta área torna-a uma das empresas mais relevantes e, por esse motivo, gostaria de agradecer-lhes pelo seu empenho nestes termos. Aguardamos com expectativa a continuação da nossa cooperação no futuro".

Com uma potência instalada de 50 MW, gerada por 120,932 módulos de 410, 415 e 420 watts, La Cabrita produz cerca de 87G W/h de energia 100% renovável por ano. A energia originada na central solar fotovoltaica equivale ao consumo energético anual de cerca de 22.000 lares e representa uma poupança de um volume de mais de 25.000 toneladas de CO2 por ano.

Além da criação de energia limpa, o projecto contribuiu para o impulso e desenvolvimento local da zona de influência de Tabernas graças à criação de mais de 100 postos de trabalho directos e indirectos e à geração de receitas de cerca de 950.000 euros relacionados com impostos locais e aluguer de terrenos.

Por seu lado, Andrew Wojtek, director de gestão de investimentos E&I EMEA da Aquila Clean Energy, assinalou que "a entrada em funcionamento desta central fotovoltaica com estas características tão positivas em Almería é um primeiro passo muito importante na estratégia de energias renováveis da Aquila Capital em Espanha. Em termos de energias renováveis, Espanha é um mercado chave para a Aquila Capital e Almería tem características únicas que a tornam numa região extraordinária para a operação de projetos de energia solar. Em relação aos próximos meses e anos, a nossa estratégia passa por continuar a desenvolver e a colocar em marcha a nossa carteira de projetos fotovoltaicos em Espanha e trataremos de aumentar a nossa presença no país."

"La Cabrita" faz parte de um portefólio de quatro projectos que atingem os 180 MW de potência instalada total, que se desenvolve em Almería. Uma vez em funcionamento, evitarão a emissão para a atmosfera de um volume de mais de 102.000 toneladas de CO2 e produzirá energia suficiente para alimentar o equivalente a 89.000 lares por ano.  Actualmente, a Aquila Capital gere uma carteira de cerca de 5 GW no sul da Europa, dos quais 3 GW correspondem ao mercado ibérico, com foco sobretudo em energia eólica e solar, com parques em desenvolvimento, construção e operação em diferentes pontos de Espanha e Portugal.