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Sonae Sierra apresenta resultados de 59 milhões de euros

5 de agosto de 2016

A Sonae Sierra apresenta um resultado líquido de 59 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, registando um aumento das vendas dos lojistas na Europa e da taxa de ocupação global.

Só nas vendas de lojistas do portefólio europeu verificaram-se um aumento de 3,9% nos primeiros seis meses de 2016, numa base comparável com o período homólogo de 2015, sendo de assinalar o crescimento de 11,1%, em Espanha, e de 4,5%, em Itália. O mercado Português manteve uma performance positiva, com um aumento de 3,2% nas vendas dos lojistas, em comparação com o primeiro semestre de 2015. Relativamente ao Brasil, as vendas dos lojistas mantiveram-se estáveis (0,0 % em reais, numa base comparável).

Já a taxa de ocupação global do portefólio chegou aos 96,1%, um aumento de 0,3% em comparação com igual período de 2015, na Europa a ocupação atingiu os 97,1%.  "O primeiro semestre de 2016 confirmou a tendência de recuperação, especialmente na Europa, onde as vendas dos lojistas subiram 3,9% e as taxas de ocupação atingiram 97,1%. Para além disso, continuamos a impulsionar a prestação de serviços a terceiros, lançámos um fundo com a CBRE GIP para manter a nossa posição negocial em Espanha e Portugal, e confirmámos a abertura do ParkLake (Roménia) para 1 de Setembro", revela Fernando Guedes de Oliveira, o CEO da Sonae Sierra.

Nos primeiros seis meses do ano, o Resultado Directo manteve-se estável nos 26,8 milhões de euros, o mesmo valor do primeiro semestre de 2015. E o Resultado Indirecto foi de 32,2 milhões de euros, 20 milhões de euros abaixo do resultado do ano anterior, em consequência da menor compressão das taxas de capitalização face ao verificado em igual período do ano passado. 

Dez novos contratos

Neste período a Sonae Sierra reforçou ainda a sua actividade de prestação de serviços a terceiros com mais dez novos contratos assinados com clientes externos apenas no segundo trimestre, dos quais seis são contratos de serviços de desenvolvimento e quatro são de comercialização e gestão de centros comerciais.

Além disso estabeleceu também uma nova parceria com a CBRE Global Investment Partners para adquirir e gerir Centros Comerciais da Península Ibérica dominantes nas regiões onde estão implantados, compreendendo inicialmente três Centros Comerciais em Espanha e Portugal, que eram anteriormente detidos pelo Fundo Sierra.