CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Sintra vai investir 11,3 M€ em projecto ambiental Eixo Verde e Azul

28 de outubro de 2016

Câmara de Sintra vai investir 11,3 milhões de euros no projecto Eixo Verde e Azul, que envolve também Oeiras e Amadora, para reabilitar a bacia hidrográfica do rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz.

O projecto intermunicipal, no distrito de Lisboa, visa a criação de áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave, assente numa estratégia integrada de criar e consolidar um eixo ecológico que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, divulgou hoje os investimentos que serão feitos pela autarquia, num projecto que considera ser "importante para o município, para a Área Metropolitana de Lisboa e para o país".

De acordo com o autarca, o Eixo Verde e Azul integra três projectos municipais que promovem a conectividade ecológica em meio urbano, salvaguardam os riscos de cheias e protegem o património histórico-cultural.

O primeiro, anunciou, é o Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, que será coordenado pelo professor Sidónio Pardal, da Universidade Técnica de Lisboa.

Com uma área de 195 hectares, a obra deverá ter um custo global superior de 10 milhões de euros e será realizada em cinco fases. A primeira, de 24,7 hectares, junto ao aglomerado de Belas, terá um custo de 1,8 milhões de euros.

O segundo projecto municipal é a requalificação do sistema Jamor-Carenque e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, que pretende "valorizar ambiental, social e economicamente toda uma maior região".

Serão criados 15 quilómetros (cerca de 7,5 quilómetros em Sintra) de percursos pedonais e clicáveis, qualificando 50 hectares de áreas verdes existentes e criando outros 100 hectares. O custo estimado para o território de Sintra é de cerca de 8,7 milhões de euros.

Por último, o projecto para o controlo de cheias na bacia hidrográfica do rio Jamor, no concelho de Sintra, especificamente na ribeira de Carenque, é "fundamental para a salvaguardar do Palácio Nacional de Queluz" e terá um custo estimado em mais de 800 mil euros.

A Câmara de Sintra irá candidatar-se a fundos comunitários para financiar parte do investimento, no valor de 2,5 milhões.

O Eixo Verde e Azul foi acordado entre as câmaras de Sintra, Oeiras e Amadora em Julho e estabelece como objectivo prioritário a regularização do rio Jamor e a defesa contra cheias por isso, inclui um conjunto de acções para "promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais", tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

Veja o Vídeo aqui