CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sede da Misericórdia do Porto reabilitada

23 de novembro de 2016

A sede da Misericórdia do Porto já foi inaugurada depois de um programa de reabilitação e reconversão do antigo Instituto Araújo Porto. Um projecto do atelier de arquitectura CREA.

O imóvel tinha sido doado à Instituição pelo benfeitor José Vaz d'Araújo Veiga em 1891. Foi doado com o propósito de acomodar o programa de ensino de crianças surdas-mudas, o Instituto sofreu alterações construtivas na década de 90 do século XIX, mantendo genericamente os elementos construtivos e decorativos que o caracterizam: fachadas de alvenaria de pedra rebocadas com cantarias trabalhadas, estruturas de pisos e cobertura em madeira, escadaria central associada a corredor central de distribuição às salas dotadas de significativo pé-direito. 

Dando resposta ao programa para reabilitação e reconversão do antigo Instituto Araújo Porto, para a futura Sede da Instituição - Edifício Corporativo da Misericórdia do Porto, o projecto desenvolvido pelos arquitectos do CREA, procurou responder aos requisitos programáticos associados à nova função, bem como a dotação de condições de fruição, gestão, e conforto compatíveis com as exigências e tecnologias actuais, devidamente enquadradas no âmbito da Reabilitação.

"Nessa medida, o projecto de execução de Arquitectura e Especialidades, em coordenação com o projecto base trabalhado em parceria com a Misericórdia, previu a dotação, por espaço, de condições ajustadas ao desempenho das funções associadas aos departamentos que integram o edifício, o que acarreta uma melhoria térmica, acústica e de conforto visual, alicerçada na reinterpretação dos espaços em articulação com o novo programa previsto", refere a memória descritiva elaborada pelo CREA liderado pelos arquitectos Miguel Ribeiro e André Camelo e a engenheira Tânia Fernandes.

Refere ainda que apesar de ter sofrido alterações ao longo da sua existência, a coerência expressiva do conjunto edificado tem sido mantida, entendendo-se, que a dinâmica dos tempos não venha aqui a ter o seu epílogo, constituindo a presente intervenção uma mera etapa daquilo que esperamos ser uma, ainda, longa existência.

Ficha Técnica: 

Cliente: Misericórdia do Porto

Arquitetura: CREA em parceria com Misericórdia do Porto (Arquitecta Margarida Barbosa)

Inspeção, Ensaio e Projeto de Estruturas: NCREP

Restantes Especialidades de Engenharias: ASL & ASSOCIADOS