CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Reabilitação Urbana em debate no Norte do país

27 de maio de 2016

"Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Chaves", é o tema da tertúlia que irá decorrer hoje no Salão Nobre da Sociedade Flaviense pelas 21h30. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação AmoChaves - Associação de Comerciantes e Moradores do Centro Histórico de Chaves. Na tertúlia pretende-se debater sobre as potencialidades, incentivos, vantagens e necessidades da reabilitação urbana no centro histórico daquela cidade transmontana.

O debate contará com a moderação de Florêncio Freitas e ainda com a participação da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património e do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

Em Viana do Castelo, nos próximos dias 30 e 31 de maio, decorrem as Jornadas da Reabilitação Urbana 2016, onde serão apresentados os temas: " Reabilitação Urbana: de um desígnio a uma estratégia nacional" e " Estratégia Municipal – Intervir ou Regular?".

As jornadas são organizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, à qual se associam a ESTG-IPVC (Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo); a APRUPP (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património); o IC-FEUP (Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto); e a ESG (Escola Superior Gallaecia), estas jornadas pretendem abordar a questão da reabilitação urbana de uma forma transversal, desde as estratégias a nível nacional e municipal até às questões de carácter técnico, promovendo assim uma oportunidade para divulgar e debater este tema, tão em foco nos dias de hoje.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, marcará presença neste evento, abordando o tema " Um novo ciclo de política urbana em Portugal: o papel da reabilitação urbana", na sessão de abertura.

As Jornadas contam igualmente com a intervenção do Presidente do IHRU, IP, Vitor Reis, na Sessão 1, sob a temática " O programa Reabilitar para Arrendar no incentivo à reabilitação urbana e ao arrendamento".

No âmbito do programa, irão ainda decorrer visitas técnicas a obras de reabilitação urbana executadas no centro histórico da cidade, bem com uma exposição fotográfica e uma mostra de técnicas tradicionais de construção “Mão na Massa”.