CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Reabilitação Urbana: IFRRU contabiliza mais de 200 projectos

3 de março de 2018

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020) contabiliza actualmente mais de 200 intenções de investimento com um valor de cerca de 750 milhões de euros.

A informação foi veiculada por Abel Mascarenhas, presidente da administração do IFRRU, durante a reunião ordinária do Conselho Metropolitano do Porto (CmP). Aquele responsável afirmou que, actualmente, há 30 candidaturas com um valor de 100 milhões de euros e três contratos assinados, dois na Madeira e um com o município do Porto.

No âmbito da apresentação deste instrumento financeiro feita aos autarcas da AMP, o responsável disse também que estão em fase de candidatura um projecto de um Apartahotel na estação de S. Bento, no Porto, e o projecto dos museus Taylor’s, em Gaia.

Na apresentação os responsáveis do IFRRU apelaram aos presidentes de câmara para que os seus serviços deem respostas aos pedidos em tempo útil e agilizem os processos de licenciamento referentes a projectos que recorram a este instrumento financeiro.

 

Celeridade e profissionalismo na apresentação dos projectos

 

“Há muitos projectos para reabilitação urbana. Os municípios vão ter um papel fundamental”, disse Abel Mascarenhas.

Diana Ferreira, também do IFRRU, alertou os autarcas que este instrumento apenas “actua nos territórios das áreas de reabilitação urbana (ARU)”.

De acordo com os censos, disse, na AMP há mais de 50 mil edifícios que carecem de reabilitação.

“Estamos convictos de que há aqui uma massa crítica enorme de possibilidade de IFRRU”, sustentou, advertindo ainda que há ARU na região, designadamente na Póvoa de Varzim e em santa Maria da Feira, que caducam dentro de sete ou oito meses.

A este instrumento pode candidatar-se qualquer entidade, singular ou colectiva, pública ou privada, com título bastante que lhe confira poderes para realizar a intervenção.