CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Portal principal da Ermida de Santo António do Alto está a ser restaurado

27 de maio de 2020

O portal principal da Ermida de Santo António do Alto, situada na cidade de Faro, no Algarve, está a ser alvo de trabalhos de restauro por parte da equipa de conservação e restauro municipal.

A Ermida remonta à segunda metade do século XV, sendo um dos mais antigos templos da cidade. Património da autarquia, este monumento sofreu importantes transformações no século XVIII da responsabilidade do famoso arquitecto Diogo Tavares e do entalhador Manuel Martins, tendo recebido a visita real no século XIX e acolhido, no século XX, o Museu Antonino.

A intervenção tem como principal objectivo a limpeza e tratamento da cantaria em pedra e a remoção das excessivas camadas de cal que sobrepõem o elemento que encima o portal, tendo em conta que a espessura de centenas de caiações efectuadas ao longo dos anos nos motivos de argamassa escondem a volumetria original dos elementos, a sua cor original (ocre) e o estado de degradação do suporte.

Já no ano passado, a Ermida de Santo António do Alto tinha recebido obras de conservação e restauro, que compreenderam a recuperação de fachadas, do pátio interior e da emblemática torre e miradouro.