CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Mealhada: 3M€ na requalificação do centro histórico

9 de janeiro de 2018

A Câmara da Mealhada aprovou hoje dois anteprojetos de requalificação do centro histórico, investimento de três milhões de euros que resulta de uma candidatura ao Plano de Ação de Regeneração Urbana do programa Portugal 2020.

As obras vão transformar o núcleo central da cidade da Mealhada, articulando vários equipamentos existentes no centro, nomeadamente o edifício da Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e a Estação da CP.

Um dos anteprojectos no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU) é a denominada obra de "Requalificação de vazio urbano com parque de estacionamento", que vai permitir a ligação entre a Avenida Manuel Lousada, a Rua Branquinho de Carvalho, a Rua das Oliveiras e a Rua 27 de Setembro.

O novo parque de estacionamento ficará situado junto ao principal eixo comercial e de equipamentos da Mealhada, permitindo no futuro absorver os lugares de estacionamento suprimidos nas intervenções do PARU, facilitando o estacionamento automóvel no centro.

As obras realizar-se-ão numa faixa de terreno situado a nascente da Linha do Norte e adjacente ao Centro Histórico de Mealhada.

"Esta intervenção, há muito desejada, vai permitir uma melhoria significativa no tráfego viário e pedonal, bem como criar um parque de estacionamento no centro histórico da cidade", refere a autarquia presidida por Rui Marqueiro.

A segunda ação do PARU é a "Requalificação urbanística do centro histórico", que será feita em duas fases: uma que abrange as ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre (com a criação de espaços pedonais, zonas de aparcamento e melhoria de acesso ao Centro Escolar da Mealhada) e outra abrangendo as ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega (troço que vai da rotunda do Cineteatro à Estação da CP).

Lusa/DI