CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

Históricas Caves de Vinho do Porto da Sandeman modernizam-se

12 de novembro de 2018

Com o objectivo de conferir uma imagem mais moderna e sofisticada, as Caves de Vinho do Porto da Sandeman, pertencentes à Sogrape Vinhos, foram alvo de uma completa renovação arquitectónica, com a assinatura do Openbook Architecture em parceria com a BY - Interactive Brands Agency.

O projecto de renovação arquitectónica das Caves Sandeman, situadas no Largo Miguel Bombarda, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, englobou uma área de intervenção de mais de 5.000m2.

Segundo o Openbook, a proposta arquitectónica e criativa teve como base, a melhoria de uma imagem já existente, onde o “The Don” constitui o centro de todo o mistério da visita às Caves Sandeman. "O conceito proposto baseou-se nas cores que envolvem o famoso logótipo “The Don”, combinando com o design típico da cave em si, desenvolvendo uma imagem mais moderna e actual. Como materialização foi sugerida a combinação do preto onde está representada toda a sinalética do projecto com a pedra existente e a madeira envelhecida; o mobiliário mistura a pedra, a madeira e o ferro, reforçando assim a estética e o design geral escolhido para a globalidade deste projecto", explica.

A renovação das caves resulta de um trabalho de parceria conjunta da Openbook Architecture e da agência criativa BY que desenvolveram o conceito criativo, o projecto de arquitectura, museu interactivo da marca, mobiliário, interactividade digital, nova área de provas, nova «Sala 1790», Garrafeira Vintage, a inclusão de um auditório, instalações sanitárias, algumas alterações de imagem no percurso da visita assim como uma nova iluminação em toda a área de circulação das caves, e ainda um novo conceito de loja.

No projecto foi ainda criada uma visita guiada que é uma verdadeira experiência integrada, uma vez que se prolonga ao longo das caves. Foram instalados touchpoints digitais ao longo do circuito que funcionam como uma extensão da própria exposição e que se revelam como uma porta de entrada para o mundo da Sandeman. O novo conceito de tour relata a história da marca e do seu ícone, o The Don, dando protagonismo à marca Sandeman, ao Douro e aos seus vinhos, bem como ao portfólio da marca.

De recordar que as caves ocupam um edifício de granito de 1811, com vista para o Rio Douro. A história destas caves remontam a Londres, em 1790, quando George Sandeman, um jovem escocês, decidiu comercializar Vinhos do Porto de Jerez.