CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

Elvas: Antigo Centro Educativo de Vila Fernando poderá integrar o REVIVE

27 de junho de 2019

O antigo Centro Educativo de Vila Fernando, nos arredores de Elvas, poderá vir a integrar a lista de imóveis da 2.ª fase do programa REVIVE, revelaram ao DI fontes próximas do programa.

O colégio que encerrou oficialmente no final do ano de 2008, foi durante mais de um século uma casa de correcção para jovens problemáticos. A Colónia Correcional de Vila Fernando esteve em funcionamento desde a sua criação, em 1895, e o final de 2007, ano em que encerrou definitivamente

A escola, em regime de internato, pretendia educar jovens transviados através do trabalho agrícola e da criação pecuária. A instituição baseava-se em modelos do centro de Europa deste tipo de instituições.

Devoluto desde 2008, o imóvel e os terrenos que o integram chegaram a ser hipótese para a construção de uma prisão de alta segurança, mas o projecto não foi avante. Mais tarde, já em 2017, viriam a ser alvo de um memorando de cooperação entre a autarquia de Elvas e uma sociedade chinesa que se propunha investir uns milhões de euros através das áreas de capital, recursos humanos e produção, nomeadamente agrícola e vinícola, produção de artigos típicos da região e projectos de turismo e lazer. Que se saiba tudo não passou do papel.

O executivo do município alentejano, animado pela recente inauguração oficial do hotel 4 estrelas Vila Galé Collection Elvas nas instalações do antigo Convento de São Paulo, no âmbito do REVIVE, aparece agora apontar como novo objectivo a reabilitação das esquecidas instalações na Vila Fernando.

 

REVIVE uma história de sucesso

O REVIVE foi lançado pelo Governo em 2016 com a intervenção directa conjunta dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, e visava abrir “o património ao investimento privado para desenvolvimento de projectos turísticos, através da realização de concursos públicos”.

Até ao momento foram lançados e concluídos no âmbito do REVIVE o processo de nove imóveis históricos, dos quais sete foram adjudicados e apenas dois não tiveram interessados: o Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, e o Convento de São Francisco, em Portalegre. Decorrem os concursos de concessão de outros oito imóveis históricos, três dos quais deverão concessionados em breve: o Quartel da Graça, em Lisboa, em que estão oito concorrentes em disputa, e os Castelos de Vila Nova de Cerveira e Casa de Marrocos, em Proença-a-Velha, ambos com duas empresas interessadas na concessão. A primeira fase do REVIVE integra uma lista de 33 edifícios e monumentos históricos.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, confirmou durante a inauguração do novo Vila Galé Collection Elvas que o Alentejo vai estar representado na segunda lista de imóveis do REVIVE. Um dos imóveis deverá ser o antigo Centro Educativo de Vila Fernando e um outro poderá ser o Convento de São Francisco em Portalegre que não teve interessados no primeiro concurso, mas que, desta vez, contará com área mais ampla integrando as instalações contíguas da antiga fábrica de Cortiça Robinson.

Para conhecer as instalações do antigo colégio de Vila Fernando veja o vídeo AQUI