CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Candidaturas para o ‘Reabilitar para Arrendar’ até 5ª feira

13 de fevereiro de 2015

As candidaturas ao novo programa de reabilitação urbana “Reabilitar para Arrendar”, criado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) terminam já na próxima 5ª feira, dia 6 de Junho.

O programa com um financiamento inicial de 50 milhões de euros, proveniente de um empréstimo concedido pelo Banco Europeu de Investimento destina-se prioritariamente à reabilitação ou reconstrução de edifícios cujo uso seja maioritariamente habitacional e cujos fogos se destinem a arrendamento nos regimes de renda apoiada ou de renda condicionada. Assim como à reabilitação ou criação de espaços do domínio municipal para uso público desde que ocorram no âmbito de uma operação de reabilitação urbana sistemática. Serve também para a reabilitação ou reconstrução de edifícios que se destinem a equipamentos de uso público, incluindo residências para estudantes e ainda a construção de edifícios cujo uso seja maioritariamente habitacional e cujos fogos se destinem a arrendamento nos regimes de renda apoiada ou de renda condicionada, desde que se tratem de intervenções relevantes de preenchimento do tecido urbano antigo.

A este programa podem se candidatar os municípios, as empresas municipais e as Sociedades de Reabilitação Urbana.

As intervenções deverão iniciar-se num prazo máximo de 12 meses a contar da data de abertura do período de candidaturas e deverão estar concluídas até ao dia 15 de Dezembro de 2016.

O financiamento previsto é realizado sobre a forma de empréstimos a 30 anos, com 10 anos de carência de capital e com uma taxa de juro indexada à Euribor que rondará neste momento os 3%. Serão financiados 50% dos custos do investimento total de cada intervenção.

Este programa é a primeira de várias iniciativas que o IHRU vai apresentar no decorrer dos próximos meses, destinadas a incentivar acções de reabilitação urbana em todo o território nacional.