CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Qual o melhor destino para os americanos viverem a reforma? Portugal está no topo da lista

21 de agosto de 2020

A International Living lança calculadora de aposentoria no exterior, que aponta as melhores opções para quem quer sair dos Estados Unidos da América - EUA. Portugal está no topo da lista dos melhores destinos.

Um número crescente de americanos está a pesquisar as suas opções para uma vida melhor fora dos EUA e a nova Calculadora de Aposentadoria no Exterior da International Living foi criada no sentido de os orientar para os lugares onde os seus orçamentos proporcionariam uma vida de qualidade a baixo custo e onde, de facto, eles poderiam pagar e se reformarem muito mais cedo do que se ficassem em casa.

"Na International Living , estamos a assistir um grande aumento de consultas sobre a mudança dos EUA", refere Jennifer Stevens, editora executiva da IL . "A primeira coisa que as pessoas querem saber é se é mesmo possível fazer. É e pode ser bem mais fácil e mais acessível do que a maioria das pessoas imagina. Em seguida, eles querem saber para onde ir e quando poderão chegar lá. A nossa nova Calculadora de Aposentadoria no Exterior foi projectada para responder a essas questões".

Stevens refere ainda que "em todos os lugares do mundo, custa muito menos para viver melhor do que nos Estados Unidos. Em vez de economizar até ter 66 anos na esperança que isso lhe dará o suficiente para viver no futuro, você pode muito bem já ter economizado o suficiente - se for para um lugar onde o custo de vida é a metade (ou menos) do que seria nos EUA".

A calculadora baseia-se na "regra 50:30:20", que aloca 50% da renda de um reformado para necessidades, como habitação e contas, 30% para necessidades - incluindo alimentação, entretenimento, viagens e assim por diante, e os 20% restantes para gestão financeira, como poupanças e pagamento de dívidas.

Os resultados da calculadora levam em consideração o custo de vida em cada país e também estão vinculados à economia relatada pelo usuário. Ele pressupõe que um usuário deve ter pelo menos a mesma economia que o custo de vida de um ano inteiro numa localidade. (Em outras palavras, se o custo de vida num país é de 20.000 de dólares por ano, uma pessoa que usa a calculadora deve ter pelo menos esse valor em economias antes de se aposentar lá).

Os resultados que a calculadora gera incluem escolhas entre as principais opções da International Living na Europa, América Latina e Sudeste Asiático - incluindo, por exemplo, Portugal, Panamá e Malásia.

Portugal ocupa o primeiro lugar geral no Índice Anual de Aposentadoria Global 2020 da InternationalLiving.com . Liderou as categorias de Saúde, Clima e Habitação, tendo uma boa pontuação nas categorias Adaptação / Entretenimento e Desenvolvimento.

Há muito tempo sob o radar para os norte-americanos viverem, o país oferece o romance do velho mundo a um preço acessível. A International Living revela os encantos do país, desde o património histórico à arquitectura. "Ele exala história, beleza e uma vida calma que é - por qualquer padrão que não seja financeiro - rica. Embora os expatriados não precisem ser ricos para se divertir. Os que estão no terreno relatam que suas despesas aqui chegam a cerca de um terço do que custavam nos Estados Unidos. E quando se trata de Saúde, Portugal tem alguns dos melhores médicos e formação médica disponíveis em qualquer lugar", refere a publicação.

E acrescenta: "Como destino de reforma, Portugal é simplesmente fantástico - mas também é um dos principais candidatos aos nómadas digitais. Guimarães, no norte de Portugal, é uma escolha cada vez mais popular entre os expatriados. A antiga cidade romana foi escolhida pelo primeiro rei de Portugal em 1128 como base administrativa. Hoje é considerada um Património Mundial da UNESCO. Um casal pode viver bem aqui com 1.900 euros por mês".