CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Portugal: os melhores municípios para Viver, Visitar e Negócios

21 de março de 2018

Pelo 5.º ano consecutivo a Bloom Consulting Portugal edita o seu Portugal City Brand Ranking© um útil estudo sobre os municípios de Portugal Continental e Regiões Autónoma em que se avalia onde é melhor Viver, Visitar e fazer Negócios.

Os autores do estudo sublinham a crescente “afirmação das ‘marcas’ municipais, que registaram este ano um aumento na procura de quase 40%”. E adiantam: “Estamos certos que estas equipas (autárquicas) agora renovadas, continuarão a promover cada vez melhor e a levar cada vez mais longe as marcas dos seus territórios, atraindo assim mais talento, negócios e turistas”.

Filipe Roquette, Director-Geral da Bloom Consulting em Portugal destaca o facto de, pela primeira vez, o Top 25 Nacional contar com representantes das 7 regiões portuguesas”, e ainda “a impressionante subida de Ponta Delgada”, nos Açores.

Segundo o estudo, “apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto, Cascais e Braga, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

Entre as subidas, o estudo da Bloom Consulting destaca a evolução meteórica de Ponta Delgada, nos Açores, que nas últimas 4 edições do estudo subiu 19 lugares, encontrando-se agora no 24º lugar nacional e fazendo com que esta seja a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no Top 25. Outro destaque é o «pulo» de Faro pelo segundo ano consecutivo no ranking, estabelecendo-se no 8º lugar. Vila Nova de Gaia – que apresentou subidas em todas as edições do ranking - chega também pela primeira vez ao Top 10, subindo três lugares na escala e afirmando-se como uma das grandes referências nacionais na Dimensão de Negócios.

Já no que respeita a ‘Descidas de destaque’ o estudo assinala a queda de 7 lugares de Oeiras, que deixa, pela primeira vez os lugares do Top 10 nacional, embora ocupando ainda o 9º lugar nos rankings das Dimensões de Negócios e Viver.

Veja o estudo AQUI