CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Portugal e a atractividade do investimento directo

18 de junho de 2019

Em 2018 foram desenvolvidos 74 projectos de investimento directo estrangeiro em Portugal, correspondendo a mais de 6.100 novos postos de trabalho criados

Segundo o “Attractiveness Survey Portugal”, realizado pela consultora EY, “52% dos participantes no estudo, acreditam que a atractividade de Portugal irá evoluir nos próximos três anos; 25% tem planos para investir no país ao longo do próximo ano”.

ue pretendeu analisar os planos de investimento directo estrangeiro (IDE) no país, tendo sido desenvolvido pelo EY European Investment Monitor. O relatório proporciona uma visão ampla das reformas no que se refere a políticas, investimentos e novas parcerias. Por outro lado, oferece ainda uma ideia geral de como todos estes factores enfrentam os desequilíbrios do mercado de trabalho nacional.

A consultora revela que para esta edição, foram inquiridos 205 investidores de 19 países, em 5 línguas diferentes (Português, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês). Tendo em conta o grupo inquirido, os que mais investem em Portugal são: França (com 19 projectos), Espanha (10 projectos) e a Alemanha (7 projectos), com foco em sectores-chave como o Digital (15 projectos), Manufactura e fornecimento de transporte (14 de projectos) e Agroalimentar (12 projectos).

 

Investidores estrangeiros acreditam que atractividade de Portugal vai subir...

“Face a um cenário em que as percepções dos investidores sobre a Europa estão a piorar, Portugal continua a ser percepcionado como uma localização interessante para investimento estrangeiro, com melhores resultados do que nos demais países em que a EY realizou este estudo”, comenta Florbela Lima, EY Transaction Advisory Services Partner.

Comparativamente com a França (30%), a Bélgica (28%), a Alemanha (40%) e os Países Baixos (45%), 52% dos participantes no estudo, acreditam que a atractividade de Portugal irá evoluir positivamente nos próximos três anos (a maior percentagem do grupo). No entanto, apenas 25% tem planos para investir no país ao longo do próximo ano, sendo que ainda assim Portugal é o mercado com mais planos de investimento, sendo seguido pela Alemanha (23%).

Como principais factores de atractividade de Portugal, o estudo releva os seguintes: qualidade de vida (assinalado por 90% dos participantes), seguindo-se a estabilidade do clima social (79%), a infraestrutura de telecomunicações (73%), o nível de competência de mão-de-obra local (72%) e o custo de mão-de-obra (71%).