CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Porto: a nossa “Ponte Eiffel” faz 140 anos

4 de novembro de 2017

Concebida pelo genial Gustave Eiffel e inaugurada a 4 de Novembro de 1877, a Ponte D. Maria Pia, desactivada desde 1991 (!), continua à espera que lhe dêem a dignidade que merece.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia revelou ontem que continua “em estudo” e “dependente de outros organismos e fontes de financiamento” o projecto para instalar na ponte Maria Pia um “percurso pedonal e de bicicletas”.

Em declarações a propósito dos 140 anos da travessia que se assinalam hoje sábado, Eduardo Vítor Rodrigues lembrou que, em 2016, a Câmara de Gaia investiu 70 mil euros na instalação de um parque dedicado ao exercício físico no antigo canal ferroviário, por onde passaram os comboios sobre o Douro durante 114 anos (até 1991, altura em que entrou em funcionamento a ponte de São João).

Quanto à “eventual utilização da ponte de D. Maria Pia para circulação pedonal e de bicicletas, é um projecto que está em estudo e necessita de consenso entre as duas autarquias [Gaia e Porto], mas depende também de outros organismos e das formas de financiamento”, referiu o autarca.

Sem fornecer mais detalhes sobre o projecto para a travessia inaugurada em 1877, Eduardo Vitor Rodrigues destacou ser “uma preocupação da Câmara de Gaia dar uma nova vida a este importante marco da arquitectura e da nossa história".

 

Um estudo e uma resolução que não «ata nem desata»!

O autarca acrescentou que o projecto de percurso pedonal e de bicicletas é uma das “muitas opções que, num passado mais recente, têm sido pensadas no sentido de dar uma nova vida a esta infraestrutura, uma importante obra de arte da nossa região”.

“Já começámos esse caminho no final de 2016, com a inauguração dos novos equipamentos do Parque da Ponte Maria Pia (que já aproveitou o antigo canal ferroviário desactivado), num investimento do município de Gaia na ordem dos 70 mil euros”, lembrou o autarca.

“Este ‘fitness park’ veio responder aos anseios de jovens e menos jovens, que aqui encontram boas razões para passear e usufruir de equipamentos de educação física, prática de lazer ou para uma simples caminhada”, acrescentou.

Segundo a Câmara do Porto, foi elaborado um estudo para a transformação em ecopistas, incluindo trânsito pedonal, da antiga linha férrea que liga a Alfândega a Campanhã e Campanhã a Vila Nova de Gaia, passando pela Ponte Maria Pia.

Este estudo foi feito “de forma articulada com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e acompanhado pela Infraestruturas de Portugal, entidade que tem a tutela das linhas ferroviárias e da ponte”, indicou a Câmara do Porto em resposta à Lusa.

“Seguir-se-á a fase de elaboração do projecto de execução, e da sua aprovação, bem como as negociações dos municípios envolvidos com a Infraestruturas de Portugal, com vista ao estabelecimento de um contrato de concessão da utilização”, acrescentou.

Inaugurada em 1877 pela rainha que lhe deu o nome, a Ponte Maria Pia é considerada a primeira grande obra do "mago" Gustavo Eiffel, tendo obtido um prémio internacional de engenharia.

Com 1.600 toneladas de ferro, foi laboratório de soluções técnicas inovadoras para a época, como a concepção de um tabuleiro de 54 metros sobre um arco único de 160 metros de corda.

Na sua construção, ao longo de ano e meio, estiveram envolvidas cerca de 150 pessoas.

Só há duas pontes iguais, uma em França e outra na Alemanha, ambas construídas posteriormente à estrutura que liga as duas margens do Douro.

Depois de desactivada, vários destinos foram apontados à Ponte Maria Pia, para além do seu desmantelamento, sem nenhum ter chegado a avançar.

Lusa/DI