CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Plano de recuperação da MSF Engenharia aprovado pelos credores

6 de novembro de 2017

O plano de recuperação (PER) da MSF Engenharia, elaborado com o apoio de assessores independentes, foi aprovado pela maioria dos seus credores (com 66,31% dos votos), anunciou hoje a empresa de construção.

Em comunicado, a empresa salienta que o plano foi aprovado “pela esmagadora maioria dos credores portugueses”, com cerca de 90% dos votos dos trabalhadores a favor e apenas nove a votarem contra.

Os credores bancários com representação em Portugal manifestaram, por sua vez, “um apoio esmagador, sendo que praticamente todos votaram favoravelmente” (com uma percentagem de votos contra destes credores inferior a 0,1%).

A grande maioria dos fornecedores votantes manifestou igualmente o seu apoio ao plano, bem como a Fazenda Pública e a Segurança Social, que também votaram favoravelmente, apoiando a reestruturação da empresa, acrescenta.

Segundo a MSF Engenharia, existe assim “um consenso sólido e alargado em torno da recuperação da empresa e da sua viabilidade, como comprova não só o apoio dos credores supra referidos como também o facto de ter já sido concedido um financiamento de 15 milhões ao grupo na pendência do PER”.

No essencial, os principais credores discordantes são originários do Qatar, que segundo a empresa portuguesa não se mostraram disponíveis - ao invés da grande maioria dos credores nacionais e de outras geografias – para apoiar o plano, “seguramente por considerarem que poderiam retirar vantagem da insolvência da MSF”.

Nesta fase, aguarda-se pela decisão do Tribunal do Comércio, a quem compete aprovar definitivamente e homologar o plano aprovado pelos credores.
“Esta decisão é crítica para o sucesso do processo de recuperação da MSF e para a revitalização da mesma, com a consequente manutenção dos postos de trabalho e para o cumprimento das obrigações da empresa”, finaliza.

LUSA/DI