CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Paulistas querem vir morar em Portugal

8 de outubro de 2017

Pelo menos sessenta pessoas solicitam a cidadania portuguesa por dia na cidade de São Paulo, no Brasil. Em 2017, esse número deve alcançar os 14.400 e bater o recorde do ano passado, que foi de dez mil. 

Esta informação é veiculada no artigo publicado na última sexta-feira pela revista brasileira, Veja São Paulo, onde indica que Portugal está a ser uma verdadeira atracção para os Paulistas. Seja para estudar, para passar a reforma ou para investir, os pedidos são muitos daqueles que pretendem vir morar em Portugal. 

Para isso, a prestigiada revista brasileira enuncia 11 questões e respostas para quem pretende cidadania portuguesa. Como por exemplo, quem pode tirar cidadania; quais os documentos necessários; quanto custa; se existem intermediários junto do consulado; se o passaporte português dispensa visto aos Estados Unidos; se pode morar em Portugal, mas sem trocar a cidadania; para quem deseja ser empreendedor naquele país, quais os procedimentos; se é verdade que os reformados que se mudam para lá pagam menos impostos e como solicitar o visto para eles; se as faculdades portuguesas aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil) e como estudar em Portugal.

De acordo com a Veja, este crescente interesse por Portugal fez com que os pedidos de cidadania junto do consulado português batessem todos os recordes.