O mais antigo hotel do Porto comprado pelo Stay Hotels
O Grande Hotel de Paris, o mais antigo hotel da cidade do Porto, foi comprado pelo Grupo Stay Hotels, detido a 100% por fundos de Private Equity geridos pela Inter-Risco, marca nacional de referência em hotéis citadinos.
Com esta aquisição, a marca Stay Hotels passa a disponibilizar um total de oito unidades hoteleiras, situadas de norte a sul do país, em linha com o compromisso de proporcionar experiências únicas e diferenciadoras, baseadas na sua premissa Just what you need.
O Grande Hotel de Paris, situado na Rua da Fábrica, em pleno coração da cidade do Porto, foi inaugurado no ano de 1877, inspirado nos costumes franceses, sendo, na época, um exemplo de inovação e modernidade na hotelaria nacional. Ao longo dos seus 140 anos de existência, o Grande Hotel de Paris teve como hóspedes habituais algumas das maiores personalidades da cultura portuguesa do final do século XIX, como foi o caso de Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro e Rafael Bordalo Pinheiro.
O Hotel foi adquirido, na década de 90, pela família Ferreira, que procedeu a um intenso trabalho de restauro, remodelação e preservação da identidade e carácter histórico do Hotel. Em 2017 passa a ser explorado pela empresa Just Stay Hotels, sob a chancela da Stay Hotels, com a denominação de Grande Hotel de Paris by Stay Hotels. A nova gestão tem o compromisso de preservar a personalidade do espaço, conjugando-a harmoniosamente com os valores da marca, que se inspiram na modernidade, simplicidade, proximidade e bem-estar dos clientes.
De acordo com Nicolau Pinheiro da Veiga, administrador executivo do Grupo, "com esta aquisição, a Stay Hotels reforça a sua presença numa localização estratégica e amplia de forma significativa a sua capacidade instalada".
"A escalabilidade do actual imóvel que serve o hotel permitirá à Stay Hotels ter no curto prazo uma oferta relevante em termos de quantidade e qualidade no centro histórico da cidade do Porto, um dos dois vectores preferenciais de crescimento inorgânico do Grupo no médio prazo”, referiu ainda Jorge Bastos, administrador executivo da Stay Hotels.
"Com mais esta aquisição, o grupo atinge uma capacidade de aproximadamente 500 unidades de alojamento, tendo a quase totalidade do investimento sido efectuado com recurso a fundos próprios injectados pelo nosso accionista. O Grupo tem projectado um investimento de aproximadamente de sete milhões de euros a ser realizado nos próximos 18 meses nas unidades adquiridas”, referiu ainda Paula Gandra, CFO do Grupo Stay Hotels.
Ao investimento na aquisição do Grande Hotel de Paris seguir-se-á uma significativa ampliação do negócio existente, estando previsto um aumento de cerca de 20 quartos no hotel existente, a ser realizado nos imóveis adjacentes ao actual hotel, também eles incluídos no negócio efectuado.