CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Nova alma para o Estádio do Bonfim em Setúbal

25 de novembro de 2020

Desde a semana passada que o Estádio do Bonfim, a ‘casa’ do Vitória de Setúbal, passou a ser municipal.

A escritura do direito de superfície, na sequência da recente aquisição, em hasta pública, por 1,5 milhões de euros, dos direitos de superfície do Estádio do Bonfim, foi feita na semana passada. Ontem, o executivo camarário foi avaliar as condições de todas as infraestruturas do estádio e do próprio campo, “para perceber como vamos cuidar daquilo que agora está à guarda e responsabilidade da Câmara Municipal de Setúbal” - afirmou a presidente da autarquia sadina Maria das Dores Meira (PCP).

O desfecho teve por base as dificuldades financeiras que o ‘glorioso’ Vitória passou nos últimos anos e que levaram a ver recusado o licenciamento para o clube permanecer na Primeira Liga e Segunda Liga, o que o atirou para a disputa do do Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol nacional.

O estádio, no centro de Setúbal, foi inaugurado a 16 de Setembro de 1962 e conta com uma capacidade para cerca de 16 mil espectadores. Mandado construir pelo histórico presidente Mário Lêdo, as obras arrastaram-se entre 1953 a 1961, “com a ajuda da cidade e do povo, que muito se esforçou para o Vitória ter um estádio digno do seu nome”.

 

Preservar e melhor a infraestrutura desportiva

“A Câmara Municipal de Setúbal não quer o ónus de ter deixado degradar ainda mais este recinto desportivo. Temos por hábito cuidar bem daquilo que é património desta cidade e, neste momento, este estádio é património municipal”, clarificou a edil setubalense.

Na visita, foram percorridos, com minúcia, diversos espaços do estádio, incluindo salas técnicas e administrativas, áreas dedicadas ao futebol profissional, assim como espaços de bancadas e instalações de modalidades não profissionais como atletismo, ginástica e judo.

A presidente da Câmara Municipal reiterou que o Vitória Futebol Clube faz parte da história de Setúbal, motivo pelo qual existe uma preocupação acrescida com este imóvel. “Queremos cuidar bem dele em memória daqueles que construíram o estádio e deram a glória a Setúbal.”

A visita, adiantou a autarca, serviu ainda para conversar com a actual direcção do Vitória Futebol Clube. “Inteirámo-nos da realidade para, agora, aqui fazer melhoramentos que considerarmos necessários.”