Mediadores querem transparência fiscal
No dia 30 de Junho comemora-se o Dia do Mediador, para o efeito, a ASMIP - Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal organiza um seminário para sensibilizar os profissionais da mediação para o cumprimento e dever de transparência fiscal e o combate ao branqueamento de capitais, visando também a formação, a valorização e o reconhecimento social da figura legal do mediador imobiliário e deste importante setor da economia nacional.
O seminário para profissionais que se realiza na próxima sexta-feira, dia 29 de Junho, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa, a partir das 14 horas.
A celebração do Dia do Mediador é alusiva ao início da actividade de mediador imobiliário, criada pelo Decreto-Lei nº 43 767, de 30 de Junho de 1961, que regulamentou, no artigo 1º, “a actividade comercial de mediador na compra e venda de bens imobiliários”.
Segundo Francisco Bacelar, presidente da ASMIP, "para elevar a imagem e a importância do papel do mediador imobiliário no mercado, a ASMIP aprovou, em Assembleia-Geral, a criação do Dia do Mediador”. Acrescenta, “é tempo de criar referências para os profissionais da actividade, e para o público em geral, que possam consciencializar para a importância da actividade de mediação imobiliária no seio da economia portuguesa. Após 57 anos sobre a primeira legislação, era uma lacuna que se mantinha e que a ASMIP vai romper, patrocinando que, a partir de agora, em Junho, se celebre um dia que seja referência da mediação imobiliária em Portugal”.
São cinco os painéis que integram o seminário:
O primeiro painel: “Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito” está a cargo de Luís Brites Santos, diretor do Negócio Imobiliário do Banco CTT.
O tema “Portais no mercado imobiliário” será conduzido por Miguel Mendes, sénior manager do Imovirtual.
Pedro Coimbra, director do departamento de inspeção do IMPIC, vai debater o tema “Combate ao branqueamento de capitais: perspectivas actuais e futuras”.
A “Tecnologia ao serviço da Mediação Imobiliária” fica a cargo de Filipe Marques, director executivo e fundador da M&A Digital.
Enquanto o painel “Redes Sociais: Story Telling no Imobiliário” conta com Martim Neto Mariano, diretor de negócio da ClickSummit.