CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Lisboa vai ter duas novas estações de metro em 2021

15 de dezembro de 2016

A Linha Amarela, que hoje termina no Rato, vai expandir-se à Estrela e a Santos. O investimento é de 215 milhões de euros. 

Segundo revela o jornal «Público» hoje, “as novas estações do metro em Lisboa, na Estrela e em Santos, vão estar a funcionar em 2021. A garantia é do Governo, que já fechou os detalhes do plano de prolongamento da linha amarela entre o Rato e o Cais do Sodré, numa obra avaliada em 215 milhões de euros. Na linha vermelha, o objectivo é encontrar em breve uma solução para financiar pelo menos a ligação a Campo de Ourique. E, no Porto, a expansão da rede ainda está a ser consensualizada com os municípios, embora já haja uma base de trabalho que aponta para a necessidade de um investimento que pode chegar a 270 milhões.

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, revelou ao periódico que, “A rede de metro deve ser sempre pensada num contexto mais alargado de mobilidade e sentimos hoje que o principal problema nos transportes em Lisboa é a inexistência de uma ligação directa do rio ao eixo central. Com este anel circular, esse problema deixa de existir”, afirmou

A primeira estação deverá ficar localizada ao cimo da calçada da Estrela, em frente ao antigo hospital militar, e  a segunda será construída entre o Instituto Superior de Economia e Gestão  (ISEG) e a Avenida D. Carlos I.

O ministro Matos Fernandes revelou ainda ao Público que os planos para Lisboa incluem novos acessos a partir do Cais do Sodré para que ” todos os utentes dos comboios da linha de Cascais e que os dos barcos que chegam ao Cais do Sodré possam ter uma penetração muito mais fluída na cidade”.