CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa lidera na colocação de escritórios na Europa

23 de fevereiro de 2015

Em 2014 foram colocados 7.5 milhões de m² na Europa, atingindo pela primeira vez desde 2008, a média dos últimos 10 anos. Este valor representa também um aumento de 13% face a 2013.

A informação é dada pela Worx Real Estate Consultants através do seu contrato de first provider com o BNP Paribas Real Estate.

A cidade que apresenta o maior crescimento face a 2013 é Lisboa com 48%, seguida de Bruxelas (39%)e Berlim (34%). Viena e Frankfurt foram as cidades com a queda mais acentuada, cerca de 17% juntando-se a Madrid, Amesterdão e Munique, como as únicas cidades que contrariam a subida generalizada.

“Em geral assiste-se a um aumento da procura o que, aliado com uma redução do espaço disponível, levou a uma diminuição da vacancy rate nas cidades analisadas de 0,4% face a 2013. Lisboa também segue esta tendência sendo 2014 o primeiro ano desde 2006 em que se assiste a uma diminuição da vacancy” afirma Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants.

Dublin foi a cidade com a maior redução da taxa de vacancy (5%) seguida de Luxemburgo (2%) e Londres (1,4%).

Milão e Madrid são as únicas cidades a contrariar esta tendência registando um aumento da vacancy de 1% e 0,8% respetivamente.

Esta diminuição dos espaços disponíveis conjugada com a elevada procura que se faz sentir levou a um aumento das rendas prime. O aumento mais elevado registou-se em Dublin (28%) e em Madrid (10%), em Londres a prime rent está perto de atingir o valor record de 2007.