CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Jofebar investe três milhões para produzir 'superjanelas'

9 de junho de 2017

Com o objectivo de dotar a fábrica da Mealhada de capacidade para produzir 'superjanelas' com 30 m2 de superfície, a Jofebar vai investir três milhões de euros entre 2018 e 2020.

Detida pelo grupo Activa SGPS, de capitais 100% portugueses, a Jofebar produz as janelas PanoramAH!, apresentadas como "as melhores e maiores janelas minimalistas do mundo", tendo uma carteira de obras realizadas e adjudicadas em mais de 47 países.

Segundo a Lusa, o grupo com 240 funcionários e um volume de negócios superior a 40 milhões de euros em 2016,  investiu cinco milhões de euros na ampliação e modernização da unidade fabril da Mealhada durante o triénio 2015-2017, exportando 80% da sua produção.

"O nosso objectivo este ano é ultrapassar os 45 milhões de euros de facturação", disse hoje a directora geral da unidade da Mealhada, Sara Nunes, responsável pela transformação do vidro da Marca PanoramAH!, à Lusa.

A empresa já produz as chamadas "janelas minimalistas", de caixilharia de correr de última geração, que podem atingir tamanhos em torno dos 27 metros quadrados. São janelas de vidro de grande dimensão, assentes no conceito moderno da janela panorâmica - um dos cinco pontos da nova arquitectura defendida pelo arquitecto e designer Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier.

Com o novo investimento, o grupo passará a ter capacidade para produzir janelas ainda maiores, em torno dos 30 metros quadrados, ficando em condições de responder às solicitações de todo o mundo, entre as quais se incluem obras de sete vencedores do Prémio Pritzker, nomeadamente os portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

Constituída em 1985, a Jofebar dedicou-se, inicialmente, a actividades básicas no sector do ferro, tendo evoluído para a produção de sistemas de caixilharia e vidro de última geração.

Nos últimos anos, concentrou toda a produção na unidade da Mealhada, deixando para a sede em Perafita (Matosinhos) as tarefas de desenvolvimento do produto e comercialização.

A empresa atingiu maior notoriedade a partir de 2001, com a participação no projecto da Casa da Música, no Porto, mas actualmente marca presença em 47 países. 
Alguns dos projectos mais conhecidos da Jofebar são o WHotel em Israel do Arquitecto John Pawson, o Ortakoy Hotel na Turquia do Arquitecto David Chipperfield, o Hotel Lacoste no Segenal dos Arquitectos Lacaton Vassal, o Edifício Vitacom no Brasil do Arquitecto Márcio Kogan e mais recentemente o Edifício FPM41 em Lisboa, da Arquitecta Patrícia Barbas.

Lusa/DI