CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Viaduto na Argélia com assinatura portuguesa

26 de abril de 2018

O projecto do viaduto Ghar El-Baz, uma obra de arte na Argélia, teve a assinatura da empresa portuguesa Quadrante, prestadora de serviços de Engenharia e Consultoria.

O viaduto que liga Jijel a Bejaia, situado na Orla Costeira de Jijel, na zona Nordeste da Argélia, vai resolver o problema de congestionamento que se verifica diariamente na Wilaya, nomeadamente durante o verão, no qual ser regista um considerável fluxo de turistas.

Para Tiago Costa, responsável pela área de Transportes da Quadrante, "o impacto deste projeto na melhoria das condições de mobilidade naquela zona da Argélia é muito relevante. Neste caso em concreto, o novo Viaduto permite uma melhoria das condições de circulação rodoviária, quer em termos de nível de serviço quer de segurança. Integrar estes projetos internacionais no leque de serviços prestados pela Quadrante, é assim uma das maiores prioridades para a empresa".

Este projecto, com interesse socioeconómico para a região, vai funcionar como variante a uma zona de via rodoviária e tem a particularidade de possuir duas zonas distintas com soluções diferentes de tabuleiro. A primeira possui cerca de 260m de comprimento e é composta por um tabuleiro em caixão, betão betonado “in situ” e cinco vãos, onde o primeiro é composto por 40 metros, os três seguintes com 60 metros cada um e um vão final com mais 40 metros. A segunda parte do viaduto possui um vão único de cerca de 50m, composto por um tabuleiro misto de aço/betão, simplesmente apoiado, fechando em 310 metros o comprimento total do viaduto.

O grupo português desenvolve actividade a nível mundial, nomeadamente em Argélia, Angola, Brasil, Chile, Ghana, Moçambique, Peru, Portugal, França, Roménia e Reino Unido.