CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

Veneza: reabilitação na Praça de São Marcos

18 de outubro de 2017

Veneza tem sempre esse fascínio de revelar segredos ou obras de arte por detrás dos seus muros ou fachadas. A mais recente novidade da icónica cidade italiana é o anúncio feitopelo Grupo Segurador Generali da reabilitalação da “Procuratie Vecchie”, um dos três grandes edifícios que enquadram a emblemática Praça de S. Marcos.

Após uma competição internacional, a companhia de seguros italiana, proproprietária do palácio, seleccionou o atelier do arquitecto inglês David Chipperfield Architects para reabilitar e reconfigurar o Procuratie Vecchie, o antigo palácio dos procuradores, como sede da sua nova fundação social, The Human Safety Net. Pela primeira vez, grandes partes do edifício serão acessíveis ao público para exposições e eventos.

A Rede de Segurança Humana (au Human Safety Net), é uma instituição de caridade financiada pela Generali que não só apoia start-ups lançadas por refugiados, como ajuda 30 mil pais em dificuldade para financiar a educação de seus filhos.

 

Um edifício que remonta ao séc. XII

Os primeiros edifícios da Procuratie Vecchie, no lado norte da Praça, foram construídos por volta do século XII para abrigar despachos a acomodação dos procuradores da Serenissima. Por volta do século XVI, um fogo danificou a Velha Procuradoria e o edifício viria a ser reconstruído pelo arquitecto veneziano Mauro Codussi (1440–1504) e, mais tarde, completado no século XVI por Jacopo Sansovino

Segundo os especialistas, a fachada monumental continuou a manter a linguagem clássica que originou a expansão posterior para os lados lados sul e leste da praça. Mas, por trás da fachada ”séculos de modificações da ocupação múltipla comprometeram gravemente a sua estrutura interna”...

O projeto de David Chipperfield “reunificará os interiores do Procuratie e apresentará clareza ao edifício, estabelecendo espaços adequados para a fundação, além de melhorar a circulação. O edifício que esteve no coração do poder veneziano preservou notáveis frescos e tetos trabalhados que o público poderá descobrir em frente aos famosos cafés da Praça de São Marcos.

O atelier do arquitecto inglês está igualmente envolvido num “plano de longo prazo para criar uma rota pública através do Procuratie Nuove para os Jardins Reais, no cais de Bacino di San Marco, cuja restauração também é financiada pela Generali.

O ambicioso programa de renovação deverá ser concluído em 2020.