CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

Londres: Greenwich, o maior projecto de regeneração da cidade

4 de fevereiro de 2017

São 81 hectares de reabilitação urbana e o maior projecto de regeneração que a capital britânica já conheceu. Criará 15.720 novas habitações em sete novos bairros, 12.000 empregos, o primeiro grande estúdio de cinema no centro de Londres, um novo “design district” e um novo pólo de atracção para Londres, envolto pelas margens do rio Tamisa ao longo de 2,6 km.

Promovido pela empresa Knight Dragon, propriedade da família chinesa Cheng - considerada pela revista Forbes a 8.ª mais rica de toda a Ásia -, o projecto contempla duas escolas, hotéis, zona comercial, bares e restaurantes, praças públicas, servidos em termos de transporte pela Linha Jubilee do metro de Londres. A “nova” Greenwich Peninsula representa um investimento bruto superior a 9,8 mil milhões de euros.

O promotor Knight Dragon apresentou uma nova visão para este projecto que havia sido concebido como estritamente residencial em 2004 numa escala muito menor, mas que havia ficado parado por muitos anos.

"É um projecto enorme e uma enorme responsabilidade", diz Sammy Lee, vice-presidente do Knight Dragon, "algo assim só acontece uma vez numa geração em Londres. Temos grandes planos para a Península, temos equipas de grandes profissionais, a determinação e também o financiamento para os desenvolver”.

 

Santiago Calatrava e outros grandes nomes da arquitectura na regeneração da ‘Greenwich Peninsula’

O arquitecto e engenheiro Santiago Calatrava, conhecido entre nós pela Estação do Oriente, em Lisboa, divulgou esta semana o seu novo projecto mundial inserido na Greenwich Peninsula. Trata-se de um conjunto urbano de uso misto orçado em mil milhões de libras (1.163 milhões de euros).  

Denominado Peninsula Place, o edifício de 130.000 metros quadrados ocupará um terreno adjacente ao conhecido Arena O2. O projecto inclui uma nova estação de metro e de autocarro, um cinema, um espaço para apresentações, bares, estabelecimentos comerciais e um Welness Center localizados na base do edifício. Três torres acolherão escritórios, hotéis e apartamentos. O conjunto urbano terá acesso também por uma passarela para peões, projectada pelo próprio Calatrava.

Para além do ‘Península Place’ de Santiago Calatrava - e de dois edifícios assinados pelo atelier Allies & Morrison -, a Knight Dragon contratou outras empresas de arquitectura de renome mundial para a regeneração da Greenwich Peninsula, tais como a SOM, Marks Barfield, DSDHA, Alison Brooks e Duggan Morris.