CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Lisboa é a 41ª cidade com maior nível de qualidade de vida

5 de março de 2015

De acordo com o estudo da Mercer “Quality of Living 2015”, Viena é a cidade com melhor nível de qualidade de vida no mundo, Lisboa é a 41.ª. No ranking das 230 cidades, Bagdad é a cidade que ocupa a última posição a nível global.

As cidades europeias dominam o topo da lista de cidades com melhor qualidade de vida, em conjunto com algumas das maiores cidades da Austrália e da Nova Zelândia. Zurique, Auckland e Munique ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares, respetivamente. Na quinta posição surge Vancouver, a primeira cidade norte-americana a surgir no ranking e a única desta região a integrar os primeiros 10 lugares desta classificação.

A primeira cidade asiática a integrar o ranking é Singapura, no 26º lugar. O Dubai surge como o primeiro representante de toda a região do Médio oriente e África, na 74ª posição. De todas as cidades da América do Sul, a primeira a surgir neste ranking é Montevidéu, a capital do Uruguai (78º).

A capital portuguesa subiu dois lugares no ranking, relativamente ao ano passado, posicionando-se imediatamente acima de cidades como Chicago (43º) e Nova Iorque (44º). Os pontos onde se apresenta melhor em termos absolutos são os items relativos ao ambiente económico, ao ambiente sócio-cultural e disponibilidade de bens de consumo. Por outro lado, onde se qualifica pior é no congestionamento de tráfego, facilidades aeroportuárias e poluição atmosférica.

A consultora Mercer produz anualmente o estudo sobre Qualidade de Vida  com o objectivo de auxiliar as empresas multinacionais e outras entidades empregadoras a remunerarem com justiça e rigor os colaboradores que sejam colocados em projectos internacionais, em alinhamento com as suas políticas e práticas de Mobilidade Internacional.