CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Engenharia portuguesa ajuda a ligar o Magrebe à África negra

23 de julho de 2018

A futura Ponto do Rosso sobre o rio Senegal, que irá ligar a Mauritânia à República do Senegal, assim como as vias rodoviárias de acesso em cada um daqueles países africanos foram concebidas pela GRID, empresa de engenharia portuguesa com 38 anos de existência e uma das empresas do projecto PORTUGAL STEEL.

O concurso internacional promovido pelo BAD – Banco Africano de Desenvolvimento e ganho pela empresa portuguesa previa a elaboração de todos os projectos/estudos (traçado, pavimentação, geotecnia, hidráulicos, ambiente, socio-económicos e de estruturas) e ainda a assessoria ao Dono de Obra na preparação da elaboração do processo de concurso conducente à construção da Ponte.

O processo de concurso para a execução dos trabalhos de construção da ponte irá ser despoletado ainda durante o ano de 2018, sendo o prazo de construção previsto de 40 meses.

A Ponte do Rosso, cuja construção ascendera a cerca de 90 milhões de euros, insere-se no corredor transafricano (Tanger-Nouakchott-Dakar), constituindo uma infraestrutura de particular importância para a ligação e desenvolvimento das trocas comerciais, não só entre a Mauritânia e o Senegal, como também e fundamentalmente, com os países do Magrebe. O projecto é financiado pelo BAD, pelo BEI, pelo orçamento dos Estados do

Senegal e da Mauritânia, além duma subvenção da União Europeia.