CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento de Nietzsche em Veneza à venda por 2,5 M€

23 de dezembro de 2016

O apartamento onde residiu o filósofo e escritor alemão Friedrich Nietzsche na sua primeira estada prolongada em Veneza, em 1880, localizado no andar nobre do Palazzo Berlendis, está agora à venda. A Engel & Völkers é responsável pela venda desta propriedade.

 

Nietzsche (1844—1900)

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844—1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX. Escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e a ciência, tendo os seus textos marcado a cultura europeia do último século.

Só depois da sua morte alcançou o reconhecimento mundial como um dos mais importantes filósofos da Era Moderna. Nietzsche visitou Veneza cinco vezes e na primavera de 1880 decidiu estabelecer-se no Palazzo Berlendis, onde trabalhou os volumes da sua obra de aforismos intitulados «L'Ombra di Venezia».

 

Um edifício com história

O histórico palácio está localizado na Fondamente Nove, em frente ao canal do Rio dei Mendicanti. Apresenta um design neoclássico, muito provavelmente desenvolvido pelo arquitecto Andrea Tirali.

Construído em 1600, o palácio é composto por duas alas simétricas, tendo sido encomendado para as duas filhas de Stefano Protasio, um comerciante de amêndoas veneziano. A parte norte do edifício manteve o nome Palazzo Merati e a zona sul foi mais tarde adquirida pela família Berlendis, que deu origem ao nome do palácio, o qual permanece até hoje. No início do século XX, um ramo da abastada família Pesaro assumiu a propriedade, convertendo-a em apartamentos.

 

Apartamento com pormenores artísticos

Com uma área total de 300 metros quadrados, o apartamento beneficia de vista sobre a água. Tem um terraço panorâmico de 15 metros quadrados, que alcança a Lagoa de Veneza e a torre da Basílica de São Marcos. Composto por quatro quartos e três casas de banho, dispõe também de uma capela privada.

Ao longo de todo o apartamento estão patentes diversas obras artísticas. Um dos quartos principais apresenta painéis de madeira raros do século XVIII, uma obra do pintor Francesco Fontebasso.

Outras características do design de excepção são a existência de pisos de mármore, ornamentação de estuque, murais nas portas e pinturas de frescos que retratam a residência rural da família Berlendis. A casa de banho principal tem mosaicos originais do artista de vidro italiano Napoleone Martinuzzi, do século XX, que registou a suas iniciais, «N.M.», no trabalho em folha de ouro e telhas de vidro. Martinuzzi também projetou para o terraço uma porta de vidro com vitrais onde retrata figuras mitológicas de diferentes Eras.