CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

Sina Afra e Ana Villanueva, fundadores e CEOs Iberia da Tiko

Mercado imobiliário de Lisboa foi o escolhido pela Proptech espanhola Tiko para iniciar a expansão internacional

2 de dezembro de 2021

A Tiko, a proptech espanhola, liderada por Sina Afra e Ana Villanueva, aposta numa forma mais rápida e cómoda de comprar ou vender uma casa, em apenas 24 horas, tendo desenvolvido um algoritmo de avaliação automática de propriedades chamado Tikoanalytics ™. A Proptech prevê um investimento inicial de 30 milhões de euros.

Para obter uma proposta pela sua casa, os proprietários apenas têm de preencher um formulário simples com os dados básicos do imóvel. Com essa informação, a PropTech é capaz de calcular um preço para a sua casa sem vê-la e em apenas 24 horas, tempo recorde no panorama nacional.​

Uma vez aceite a proposta, realiza-se a vistoria técnica ao imóvel e a transferência da propriedade. Os procedimentos são simplificados ao máximo e o cliente recebe 100% do preço da oferta perante o notário, em poucos dias ou no momento que for mais conveniente para o proprietário.​

A Tiko, marketplace imobiliário digital, não só compra as casas directamente, como também as vende em menos de 90 dias. Ao ser compradora directa e não intermediária, a Tiko gere todo o processo, garantindo que a venda e o pagamento sejam feitos em poucos dias. O modelo da Tiko é baseado no volume; obtém margens pequenas sobre um grande volume de transacções.​ A Tiko iniciou a sua operação em 2018, e desde então atingiu uma taxa de crescimento de 125%.

“É com orgulho que iniciamos o nosso plano de expansão para países europeus, e nada melhor que começar pelo nosso país vizinho. Temos uma perspectiva muito optimista para o mercado português. Lisboa só por si é bastante atrativa e tem um volume de transacções superior a 50k, um valor semelhante ao de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola. Se a isto juntarmos o fato de sermos o primeiro iBuyer internacional a atuar no país e o nosso modelo de negócio, acredito que seremos muito bem recebidos nesta cidade. A Tiko é capaz de cobrir necessidades que eram menos acessíveis com o modelo tradicional, tais como a racionalização e eficiência dos processos” revela Sina Afra, CEO de Tiko.