CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Housers distribui mais de 430 mil euros pelos investidores

3 de abril de 2019

717 investidores acabam de receber, através da plataforma de investimento imobiliário Housers, os 430 mil euros inicialmente investidos num projecto de nova construção no Porto.

Além dos juros já recebidos anteriormente ao longo do período de empréstimo. Na primeira devolução em território nacional, o promotor distribuiu o capital por 157 investidores portugueses e 560 investidores internacionais

O projecto de modalidade “Taxa Fixa” foi financiado em Abril de 2018. Tratou-se da primeira oportunidade de crowdfunding imobiliário no norte do país e a primeira desta modalidade em Portugal e consistiu na concessão de um empréstimo colaborativo a um promotor para compra de parte do terreno e iniciar o processo de construção de uma urbanização no bairro de ParanhosApós o fim do financiamento e da linha temporal estabelecida, a taxa de retorno (TIR) para os investidores nesta operação foi ligeiramente superior aos 8%, dado que o projeto terminou um mês antes do período de doze meses previamente estipulado. Visto tratar-se de um projeto de “Taxa Fixa”, os investidores obtiveram rendimentos a partir do primeiro mês, sem terem de esperar pela construção total e venda do imóvel, até a amortização do empréstimo pelo promotor.“Este é um marco bastante importante para a Housers, pois trata-se do primeiro projecto concluído em Portugal com a correspondente distribuição de capital investido, mostrando como este modelo de financiamento colaborativo está cada vez mais consolidado no país. Já é visto como alternativa para investidores particulares, que procuram na plataforma taxas de rentabilidades mais elevadas do que aquelas oferecida por outras modalidades convencionais. Para os promotores, este tipo de empréstimo é também uma solução alternativa ou complementar mais rápida para financiar diferentes tipologias de projectos imobiliários”, refere João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal.O promotor do projecto é o Grupo Aransa que possui mais de 40 anos de experiência no sector imobiliário e presença em Portugal, Espanha e México: “como empresa inovadora que somos, procuramos novas formas de financiamento que se adaptem ao mundo actual, tal como o crowdfunding. Neste sentido, encontrámos na Housers uma alternativa de financiamento para desenvolver um projecto inovador na cidade do Porto. Cada um dos apartamentos do projecto foi desenhado de forma meticulosa para oferecer o máximo conforto, as mais recentes tecnologias e o uso inteligente dos espaços".

A urbanização localizada numa das melhores zonas residenciais do Porto, incluirá 54 apartamentos de tipologia T2 e T3 com lugares de garagem e arrecadações, bem como zonas comuns. Trata-se ainda de um projeto inovador que incorpora as últimas tendências do setor imobiliário e da construção, incluindo inovações em qualidade, materiais e poupança energética.A nível global, este é o projeto número 50 com capital distribuído através da Housers, sendo que no total os promotores já devolveram aos investidores um valor acumulado de 26 milhões de euros de capital e benefícios.Em Portugal desde Outubro de 2017, a Housers já angariou cerca de 4 milhões de euros provenientes de mais de 1500 investidores portugueses. Globalmente, já ultrapassou também os 79 milhões de euros de investimento acumulado.