CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca vai ter nova Unidade de Cuidados Intensivos

27 de outubro de 2020

A Sacyr Somague está a construir uma nova Unidade de Cuidados Intensivos de nível II (UCI II) no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), anteriormente designado como Hospital Amadora-Sintra. O projecto já foi iniciado, tem conclusão prevista para 10 de Dezembro e está orçado num total em 801.900 euros.

Este investimento será para reforçar a resposta da medicina intensiva da instituição no contexto da pandemia Covid-19, representando um acréscimo de 15 camas, face às actuais quatro camas existentes neste nível de cuidados intensivos.

A unidade vai ser construída na área actualmente ocupada pela Unidade de Cirurgia Ambulatória I, na proximidade física do Serviço de Medicina Intensiva, urgência geral e bloco operatório. Trata-se de uma área de 460m2, com capacidade funcional para 15 camas, sendo uma dessas camas destinada para doentes com necessidade de isolamento. O projecto inclui igualmente um posto de enfermagem e de vigilância centralizado com ampla visibilidade sobre os doentes acamados.

Para o efeito a Sacyr Somague irá realizar o trabalho de adaptação do espaço, incluindo a demolição de estruturas, instalação de pré-instalações técnicas e construção da nova unidade.

“Este projeto é mais uma prova da capacidade da Sacyr Somague na área hospitalar, sector onde possuímos uma experiência ímpar, dada pelos vários projectos que desenvolvemos em Portugal e noutros países”, afirma Eduardo Campos, CEO da Sacyr Somague.

De recordar que através da subsidiária Somague Concessões de Infraestruturas, a Sacyr Somague participa na gestão de três hospitais em Portugal, que representam mais de 1.200 camas disponibilizadas e servem uma população de quase 2 milhões de utentes: Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital de Braga e Hospital da Ilha Terceira.

A Sacyr tem no seu portefólio oito concessões de hospitais, em quatro países, que representam mais de 3.000 camas e um investimento de 1.120 milhões de euros. Ao nível da construção, o Grupo conta com a construção de mais de 60 hospitais em sete países, representando mais de 10.000 camas e um investimento de 3.200 milhões de euros.