CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Glicínias Plaza: O maior centro comercial de Aveiro

20 de setembro de 2017

Dentro de dois anos, o Glicínias Plaza, em Aveiro, vai tornar-se no maior e mais moderno centro comercial da cidade, um projecto com um investimento de cerca de 40 milhões de euros.

As obras de requalificação e ampliação iniciam-se em Janeiro próximo e, de acordo com o Grupo Vougainvest, proprietário do espaço, deverão custar cerca de 40 milhões de euros. Incluem a construção de dois novos pisos e a melhoria dos acessos rodoviários, surgindo como uma resposta à crescente procura de marcas nacionais e internacionais. O “novo” centro comercial terá 2.000 lugares de estacionamento gratuito, 120 lojas e uma área bruta locável de 41 mil metros quadrados.

O gerente da Vougainvest, Daniel Lafforgue, salientou que a expansão do Glicínias Plaza "vai criar centenas de novos postos de trabalho, melhorar o trânsito da área envolvente, criar um parque infantil e ainda permitir o aparecimento de novas lojas e novos serviços". Por sua vez, o director-geral do grupo, Jorge Buco, reforçou a importância deste espaço de lazer, não só para a cidade como para toda a região: "Há muito que os centros comerciais deixaram de ser simples locais de compra para se tornarem centros de entretenimento e lazer".

Actualmente com uma área bruta locável de cerca de 28 mil metros quadrados e 75 lojas, das quais se destacam o hipermercado Jumbo, sete salas de cinema NOS com 3D e as lojas de moda H&M e C&A, o Glicínias é um espaço contemporâneo e atractivo, tendo conseguido ao longo dos seus quase 18 anos de existência, marcar a diferença perante a concorrência e, em simultâneo, tornar-se um local habitual para milhares de famílias da região. Diariamente, visitam este centro comercial, em média, 23 mil pessoas.

Segundo o arquitecto Vítor Pais, da empresa Broadway Malyan, responsável pelo projecto de arquitectura, "o parque de estacionamento vai ser demolido e, em seu lugar, surgirão dois pisos: um com duas lojas âncora, espaços mais pequenos e um conjunto de serviços e, o segundo, onde estará a restauração e o cinema e que vai ter clarabóias e um terraço, permitindo ter muita luz natural”. Em simultâneo, acrescenta, "serão construídos decks de estacionamento, sem paredes à volta, que ocuparão quatro pisos e que estarão escondidos através de uma ‘pele’ perfurada e iluminada".

Durante este período de intervenção, o centro comercial continuará a funcionar normalmente. Os responsáveis garantem que tudo farão para minimizar o transtorno causado, quer aos lojistas quer aos visitantes.

Além do Glicínias Plaza, o Grupo Vougainvest é também proprietário do Foz Plaza, na Figueira da Foz. Ambos os espaços são geridos pela empresa LBM.