"Ficámos muito decepcionados com a lentidão da burocracia"
lpo Kokkila, Chairman do fundo finlandês Pontos Group, promotor que vai investir mais de 260 milhões de euros no Ombria Resort, afirmou que a morosidade burocrática em Portugal prejudica gravemente o progresso no país.
Recorde-se que a "Primeira Pedra" lançada ontem, no Barrocal algarvio, a cerca de oito quilómetros de Loulé, tem uma história já com 20 anos, num processo que tem vindo a 'embater' na burocracia portuguesa e a qual, lpo Kokkila fez questão de apontar no seu discurso.
O Chairman do Pontos Group, começou por demonstrar a sua satisfação por esta nova etapa ao afirmar que "estamos entusiasmados com o progresso do nosso projecto e estamos aqui, para celebrar, pois finalmente chegou o momento de começar. Foram 20 anos de trabalho árduo que concentraram muitos recursos e energias. Apesar dos riscos que assumimos, mantivemos sempre o foco neste projecto porque sempre acreditamos no Algarve e em Portugal".
"Ficamos muito decepcionados com a lentidão da burocracia que enfrentamos durante o desenvolvimento do projecto. A cooperação com a Câmara Municipal de Loulé e as autoridades competentes tem sido excelente, mas a forma como a burocracia tem provocado o atraso deste processo é inacreditável. Esta morosidade prejudica gravemente o progresso no país", acrescenta.
"Mas nós temos uma grande admiração por Portugal e pelos portugueses; isso e o forte apoio da Câmara Municipal de Loulé são as razões porque conseguimos lutar por este projecto durante quase 20 anos. A beleza natural das paisagens faz com que o nosso principal objectivo seja assegurar que este projecto é altamente sustentável. Um dos nossos compromissos é também que o Ombria Resort seja totalmente aberto às populações locais. É nosso propósito trabalhar em conjunto com as pessoas e empresas das localidades circundantes, dando-lhes assim a oportunidade de usufruir, trabalhar ou fazer negócio", refere ainda Ilpo Kokkila.
A primeira fase do projecto, que integrará a primeira unidade da marca Viceroy Hotels & Resorts em Portugal e na Europa, inclui ainda as infraestruturas e o campo de golfe de 18 buracos, já em construção desde Outubro de 2016, contempla ainda o Viceroy at Ombria Resort, com 76 quartos e as Viceroy Residences at Ombria Resort, que incluem 65 residências turísticas. O complexo hoteleiro inclui também um clubhouse, um centro de conferências, 5 restaurantes, spa, kids club, um observatório astronómico, piscinas aquecidas e várias outras instalações de lazer e fitness.
A primeira fase do projeto representa um investimento de mais de 100 milhões de euros. O investimento total, nas três fases do projecto, irá ultrapassar os 260 milhões de euros. O investidor, Grupo Pontos, um fundo finlandês de private equity, realizará este investimento com cerca de 60% em capitais próprios.
Pode saber mais em: