CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Que previsões para o mercado de escritórios?

1 de junho de 2017

O mercado imobiliário ao longo do ano de 2017 será guiado por factores económicos chave, como a inflação. A influência desta incide nas matérias-primas, em que está previsto um aumento na ordem dos 2% nos EUA, mais de 3% no Reino Unido e cerca de 1% na Zona Euro. Para o mercado do arrendamento, esta é uma boa noticia no sentido em que tem hipótese de continuar a crescer nos próximos anos – as previsões são do BNP Paribas Real Estate no que se refere à influência da situação económica global, no mercado de escritórios .  BNP Paribas Real Estate pertence ao universo daquele que é um dos maiores bancos europeus, mantendo com a consultora Worx uma relação de parceria.

Para 2017, espera-se que o PIB globalmente registe um aumento para 3,3%, face aos 3,1% do ano anterior. Esta recuperação moderada é essencialmente justificada com fim da recessão em países como o Brasil e Rússia, sendo também de referir a retoma da actividade económica dos EUA – afirma aquela entidade. 

 

Investimento continuará em crescimento

Neste cenário, liderado pela contínua procura por activos seguros e expectativas moderadas de crescimento das taxas de juro a 10 anos, é de esperar que as yields no mercado de escritórios continuem em queda, especialmente na europa continental. Neste sentido, é expectável que o mercado de investimento continue em crescimento. 

A par desta tendência, adiante o estudo divulgado pela Worx, “encontra-se o mercado nacional de investimento, com especial foco em Lisboa e Porto. A prime yield, no primeiro trimestre de 2017, no segmento de escritórios atingiu os 5,5%, alimentando um positivo desempenho”. 

Assim, este segmento apresenta-se muito atractivo para investidores devido aos bons resultados alcançados pelo mercado ocupacional e continuará a sofrer pressão pela escassez de activos de qualidade em localizações consolidadas. Para além do sector de escritórios, o sector da reabilitação urbana e hotelaria irão continuar a exercer um enorme peso na atractividade de investimento estrangeiro.