CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Empresas contratam 30.000 m2 de escritórios em Novembro

20 de dezembro de 2017

Em Novembro foram concluídas 16 operações de ocupação de escritórios em Lisboa num total de 29.462 m², fazendo deste o mês mais ativo desde o início do ano e impulsionando um crescimento de 149% face a Outubro e de 374% em termos homólogos, revela o Office Flashpoint da JLL.

A consultora foi a responsável pela maior operação registada no mercado neste mês – nomeadamente a mudança da VdA para a sua nova sede na zona de Santos, envolvendo a totalidade de um edifício numa área de 12.000 m2 – e é a líder destacada do segmento no acumulado do ano, com uma quota de 40% da área colocada desde Janeiro.

Neste período de Janeiro a Novembro, foi contratada uma área total de 154.766 m² de escritórios em Lisboa, fazendo com que a um mês do final do ano o nível de actividade esteja já 10% acima dos 140.946 m² transacionados no total de 2016. Já face ao período homólogo (janeiro a novembro de 2016), o crescimento foi de 33%, comparando com os 116.242 m2 transaccionados então.

Em Novembro, embora apenas três das transacções concluídas digam respeito a escritórios com 1.000 m² ou mais, a área média por transacção disparou para os 1.841 m². Esta subida foi influenciada por operações como a já referida mudança da VdA para a nova sede, assessorada pela equipa da JLL; ou pela instalação do grupo WPP nos 9.178 m² do nº 62 da avenida 24 de Julho, também no eixo ribeirinho.

Desta forma, o eixo da Zona Histórica e Ribeirinha (Zona 4) foi o que concentrou a esmagadora maioria da área ocupada em novembro (74%), tornando-se também numa das zonas mais ativas no acumulado do ano, com uma quota de 23% - a mesma que o Corredor Oeste.

Na origem da procura, o sector de “Consultores e Advogados” foi o mais representativo em Novembro, seguido do de “Serviços a Empresas”. No entanto, no acumulado do ano o setor de TMT’s & Utilities manteve-se como o mais ativo, com 21% da área ocupada.

"Estes resultados são muito animadores e estão em linha com as previsões de crescimento traçadas pela JLL no início do ano. Estamos confiantes que o mês de dezembro possa trazer algumas novidades importantes, fazendo com que, mesmo com todos os constrangimentos que ainda se verificam do lado da oferta – que continua a crescer de forma muito moderada -, 2017 possa posicionar-se como um dos melhores anos para o mercado de escritórios de Lisboa da última década", revela Mariana Rosa, directora do Office Agency da JLL.