CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

150 milhões para o EXEO Office Campus no Parque das Nações

22 de maio de 2018

A promotora imobiliária Avenue vai investir pela primeira vez neste segmento e numa nova geração de escritórios. O EXEO Office Campus é composto por três edifícios distintos.

Com uma área de escritórios de cerca de 69.000 m2, dos quais cerca de 1.800 m2 serão para comércio ou lazer. O projecto está localizado junto à Estação do Oriente e a 5 minutos do Aeroporto de Lisboa.

O investimento dos 150 milhões de euros será faseado entre 2018 e 2021. A Avenue estima investir, numa 1ª fase, aproximadamente 100 milhões de euros, dos quais 50% são capitais próprios.

Aniceto Viegas, Director Geral da Avenue, justifica esta aposta: “O segmento dos escritórios tem actualmente um saldo negativo de 100 mil m2 de procura, uma taxa de ocupação baixa em Lisboa de 8,6% e quase nula no Parque das Nações, onde se regista 2.8%. O mercado criou poucos espaços de qualidade nos últimos anos e o EXEO Campus Office pretende responder a esta procura".

O responsável garante além de oferta nova e de qualidade, o mercado tem vindo a exigir a criação de espaços que vão ao encontro das novas necessidades das pessoas, tanto do ponto de vista profissional como pessoal: espaços com elevado nível de conforto, tecnológicos, inspiradores, e que concentrem, num único lugar, tudo aquilo que possam precisar, desde equipamentos de trabalho, zonas de descontração como jardins ou rooftops, até aos principais serviços como comércio, ginásios, entre outros. "O EXEO Office Campus foi pensado como factor de retenção de talentos, actualmente uma preocupação das novas empresas, que vêem nos espaços de trabalho uma ferramenta essencial para captar e motivar os seus recursos”, admite Aniceto Viegas.

O projecto é composto por três edifícios distintos, o AURA e o ECHO da autoria do gabinete de arquitectura Broadway Malyan e o LUMNIA, do gabinete Risco, que assina também o Masterplan. A Avenue explica que todos os edifícios apresentam uma fachada moderna, com linhas contemporâneas onde prevalecem as fachadas em vidro com lâminas de ensombramento, com bastante luminosidade, transparência e vistas desafogadas. Os diferentes níveis de cada edifício criam movimento, existindo no topo de cada um deles, rooftops intimistas, com áreas de chillout, zonas para sentar ou trabalhar e recantos estrategicamente localizados para apreciar a Cidade.

Em linha com a realidade do mercado de escritórios internacional

Segundo o comunicado da Avenue, o EXEO Office Campus está em linha com a realidade do mercado de escritórios internacional, e tem todas as condições para ser o ponto de encontro tanto para grandes, como para pequenas empresas. O EXEO Office Campus procura oferecer espaços que promovam o equilíbrio e a convivência entre as empresas que procuram soluções mais convencionais, e entre as empresas com grandes exigências tecnológicas, cujos modelos de trabalho são flexíveis e apontam para realidades como o co-working – que se baseia na partilha de espaço e recursos, favorecendo o trabalho em equipa e a criatividade.

"Espaços verdes, criatividade, tecnologia e bem-estar são as fontes de inspiração deste projeto de 69.000 m2 cujo desafio é trazer mais espaços verdes para a cidade e para os espaços de trabalho", refere a consultora.

Os cerca de 13.000 m2 de jardins vão permitir aos utilizadores dos três edifícios aliar o ritmo do trabalho no escritório ao bem-estar. A população estimada que ocupará a prazo o EXEO Office Campus será de cerca de 7.000 colaboradores. Desta forma, o EXEO Office Campus pretende fomentar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, ao incluir num único espaço, zonas de trabalho e zonas públicas de jardins, comércio, serviços e lazer, para dar resposta às diversas necessidades do dia-a-dia dos novos “habitantes” do Parque das Nações.