CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Custos de construção de habitação nova sobem 0,7% em Agosto

7 de outubro de 2016

O índice de custos de construção de habitação nova em Portugal subiu 0,7% em Agosto, mais 0,3 pontos percentuais do que a taxa de variação observada em Julho, anunciou o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os preços de manutenção e reparação, por sua vez, tiveram uma variação nula pelo segundo mês consecutivo.

A aceleração do índice de custos de construção nova foi justificada pela subida de ambas as componentes, materiais e mão-de-obra, em 0,2 e 0,4 pontos percentuais, respectivamente, às observadas em Julho, refere o INE.

As taxas de variação homóloga, por sua vez, situaram-se em -0,1% e 1,4%, pela mesma ordem.

A variação homóloga dos índices relativos a apartamentos e moradias fixou-se em 0,7% em Agosto, representando subidas de 0,2 pontos percentuais e 0,3 pontos percentuais face à taxa observada no mês precedente.

O índice de custos de construção de habitação nova produzido mensalmente pelo INE pretende medir a evolução do custo de construção de edifícios residenciais no Continente e resulta da compilação de informação sobre preços dos factores de produção afetos à construção de edifícios habitacionais (preços de materiais de construção e salários de profissões da construção civil).